Unidade Móvel de Odontologia realiza atendimentos nos bairros de Barreiras

Os atendimentos fazem parte da programação especial do segundo Saúde em Ação.

Dentro da programação das comemorações aos 127 anos de emancipação política de Barreiras, a segunda edição do Saúde em Ação está realizando diversos atendimentos especializados desde o início do mês. No dia 05, Barreiras foi contemplada com o primeiro mutirão de cirurgias pediátricas, onde foram realizados procedimentos cirúrgicos de hérnia, fimose, má formação nos testículos e de otorrinolaringologia e desde a segunda-feira, 07, equipes da Unidade Móvel de Odontologia estão realizando atendimentos nos bairros.

Na Unidade Móvel Odontológica, os pacientes têm a oportunidade de realizar procedimentos como extração, restauração, raspagem, limpeza e consultas com avaliação odontológica. Nessa quinta-feira, 10, a Unidade Móvel esteve atendendo os moradores do bairro Arboreto I e II. Dona Valdilene Mariano foi a primeira a ser atendida, e diz está satisfeita com a realização desses procedimentos. “Soube ontem dessa ação e acordei cedinho para ser a primeira da fila, fiz a avaliação e uma obturação, achei uma excelente iniciativa e o atendimento muito bom”, disse.

O cuidado com a saúde bucal é necessário e importante, segundo a dentista Magaly Strieder, toda saúde começa pela boca. “é fundamental cuidar da saúde da boca desde a infância, a higiene feita com escovação e fio dental é primordial e evita diversas doenças como sinusite, otites e até mesmo cardíacas. Vivemos bem melhor quando não temos nenhum problema relacionados a saúde bucal, pelo menos é necessário escovar os dentes ao menos três vezes ao dia”, explicou.

Nos dias 14 a 17 de maio, a Unidade Móvel Odontológica realizará os atendimentos no bairro Vila Dulce, na Unidade de Saúde Jaime Lima e entre os dias 21 a 24, a Unidade Móvel estará atendendo no Leonídia Ayres, através da Unidade de Saúde Martina Clara. É necessário levar o cartão do SUS e identidade no dia do atendimento.

A equipe de odontologia estará participando também do Saúde em Ação na Praça Castro Alves, orientando estudantes sobre a forma adequada e a importância da escovação nos escovódromos que estarão instalados na praça entre os dias 21 a 25 de maio. Terá também profissionais nas especialidades de atendimentos ofertados pelo SUS através da Secretaria Municipal de Saúde, com diversos procedimentos médicos e orientações à população.