Três novos equipamentos de saúde são entregues para a população de Barreiras no mês de aniversário da cidade pelo prefeito Zito Barbosa

A sexta-feira (24) foi dia de comemorar as novas conquistas para saúde no município de Barreiras, e foi em ritmo de festa pelos 128 anos de emancipação política do município, que o prefeito Zito Barbosa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde Humanizada entregou a nova sede da Coordenação do Programa de Imunização (COPIM), também a nova sede da Unidade Básica de Saúde e a nova Unidade de Saúde da Família do bairro Jardim Ouro Branco.

A nova sede da COPIM, situada agora na rua Capitão Manoel Miranda, n° 776, atenderá a população de segunda à sexta-feira e é responsável pela distribuição dos imunobiológicos (vacinas e imunoglobulinas) para todas as unidades básicas e da família, bem como, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal da Mulher e Hospital do Oeste.

A população comemorou também as conquistas da nova Unidade de Saúde da Família Aurelina Barros XXVIII, localizada na rua Aurelina Barros, nº 124. A nova USF atenderá aproximadamente quatro mil pessoas com oferta contínua de vacinas, pré-natal, realização de curativos, consultas ao médico da família, atendimento odontológico e acompanhamento com equipes de enfermeiros. Já a nova sede da Unidade Básica do Jardim Ouro Branco, que agora passa funcionar na rua Antônio Coité, nº 93, atenderá cerca de 27 mil pessoas que fazem acompanhamento na UBS, e terão além de consultórios médicos, também pediátricos e odontológicos.

O prefeito Zito Barbosa que esteve acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretário municipal de saúde Anderson Vian, subsecretária Larissa Barbosa, reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Iracema Veloso, vice-presidente da Câmara de Vereadores João Felipe, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, dos vereadores César da Vila, Drª Graça Melo, Hipólito dos Passos, Eugênio Fernandes, Silma Alves e Otoniel Teixeira, dos coordenadores e equipe da saúde, destacou os avanços na saúde pública do município.

“Essa foi uma tarde muito feliz, pois entregamos esses novos equipamentos de saúde que irá atender melhor nossa população, como também dará melhores condições de trabalho para nossos servidores que se dedicam diariamente, para oferecer uma saúde de qualidade às famílias barreirenses. Com certeza, essas novas sedes e a nova USF garantirá uma saúde mais humanizada para os moradores do bairro Jardim Ouro Branco. A nossa maior alegria é saber que a nossa Atenção Básica já está com 63% de cobertura, encontramos o município com apenas 39%, nossa meta é alcançar mais de 85% até o final desse ano, isso demonstra os avanços conquistados, na saúde de Barreiras que oferta a cada dia uma saúde mais humanizada”, relatou Zito.

As novas sedes das unidades receberam as benções dos pastores Neumoel Stina e Everaldo Luiz da Silva Junior da Igreja Adventista do 7º Dia.