Sudene premia Prefeitura de Barreiras pela excelência na qualidade do gasto público

A atual gestão de Barreiras, sob o comando do prefeito Zito Barbosa, acaba de se destacar entre os municípios da Bahia em premiação concedida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Barreiras conquistou o 1º lugar na categoria “Municípios com População Acima de 150 mil habitantes e recebeu dois prêmios de destaque no “Indicador: Despesa Social Per Capta”. O Prêmio Qualidade dos Gastos Públicos dos Municípios da Bahia objetiva avaliar o desempenho dos índices fiscais, os gastos no desempenho e qualidade das ações desenvolvidas.

Os critérios são referentes aos investimentos realizados (assistência social, educação, habitação, saneamento, saúde e urbanismo), despesas sociais e o equilíbrio financeiro de municípios na área de atuação da Sudene. A partir dessa premiação, as gestões municipais passam a ter parâmetros que podem subsidiar a tomada de decisões e a elaboração de políticas públicas.

De acordo com a Sudene, a metodologia adotada, partiu de um levantamento de dados fornecidos pelo Tesouro Nacional, utilizando indicadores de investimentos, de gastos sociais e de equilíbrio financeiro dos municípios. Em nota enviada à administração de Barreiras a Sudene descreve que “com o resultado, espera mensurar a evolução da qualidade dos gastos públicos e disponibilizar informações confiáveis, ao tempo em que parabeniza o município pelo excelente desempenho na avaliação da qualidade do gasto público”.

Para o prefeito Zito Barbosa, o reconhecimento da Sudene em forma de premiação, atesta o resultado de um trabalho exitoso pautado na gestão e no planejamento. “Recebemos com muita alegria a distinção da Sudene para com o Município de Barreiras e compartilhamos com toda a nossa equipe esse reconhecimento, que certamente tem seu reflexo na transformação da qualidade de vida da nossa população e nos motiva a seguir trabalhando cada vez mais para cuidar das pessoas, transformando Barreiras em uma cidade cada vez melhor e cada vez mais nossa”, disse o prefeito.