Solidariedade e mobilização social marcam estratégias de enfrentamento ao coronavírus em Barreiras

Milhares de itens doados reforçam a proteção da população e profissionais de saúde

O empenho da Prefeitura de Barreiras, Ministério Público da Bahia, Câmara de Vereadores, associações, conselhos municipais, instituições de ensino superior, sociedade civil e órgãos de justiça vem rendendo bons frutos na proteção à população barreirense e profissionais de saúde na luta contra o vírus no município. Com o reconhecimento da situação de emergência ocorrida pela chegada do coronavírus em território nacional, a Administração Municipal instituiu o Comitê Interinstitucional de Operações de Emergência para Enfrentamento da Covid – 19, que tem sido o fórum aglutinador dessas ações.

Segundo o procurador geral do município, Túlio Viana, o comitê é um importante instrumento que estabelece o diálogo com a comunidade para doações ou captações de recursos da iniciativa privada e promove a parceria com a iniciativa pública. “A principal ideia do comitê interinstitucional não é deliberar, e sim criar um veículo para que as instituições também pudessem opinar nas medidas adotadas pelo governo, aconselhar as autoridades sanitárias e permitir que esse grupo de representantes da sociedade civil pudesse ter um elo junto ao poder executivo municipal”, enfatizou o procurador.

Através das articulações do Comitê Interinstitucional, o município já recebeu doações de materiais de proteção individual e coletiva como luvas, lençóis, toucas, máscaras, álcool equipamento hospitalar, tecidos, materiais de limpeza, dentre outros. Esse material está sendo triado e encaminhado aos locais apropriados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A parceria com empresários também está viabilizando o cadastramento do Laboratório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) para a realização de exames de diagnóstico do Coronavírus em Barreiras, o que dará celeridade na realização dos exames. A Associação Baiana dos Produtores de Algodão – ABAPA doou diretamente à Universidade novos equipamentos de laboratório: cabine de segurança, centrífuga, pipetas, insumos e reagentes. Neste sentido uma ação importante também se consolidou com a contribuição da Madeireira Santa Luzia que em parceria com a UPA 24hs instalou um lavado na entrada da unidade para que os pacientes possam realizar a higienização das mãos com água e sabão, economizando álcool gel.

“Barreiras tem feito um trabalho eficiente na luta contra o coronavírus, o resultado disso é que tivemos apenas um caso confirmado e a paciente já está com a saúde restabelecida. Isso também se deve à colaboração da população, e neste sentido, não podemos deixar de agradecer ao morador que se mantém em casa, ao comércio que acatou os decretos municipais, às empresas e entidades que vem coletando e realizando doações. Para se ter uma ideia da força desse movimento, foram doadas mais de 2.400 máscaras de modelos variados e cerca de 3.200 toucas e para facilitar a contribuição das pessoas que tem manifestado solidariedade nesse momento disponibilizamos com exclusividade a conta corrente: 68.407-4, Agencia: 0231-3, Banco do Brasil do Fundo Municipal de Saúde”, destacou o secretário de saúde Anderson Vian.

Abapa, AIBA, Tutto Bianco, Plano Pai, A Econômica Tecidos, Rotary – Club Barreiras Rio de Ondas, Acrioeste, Produtos Candeias e empresários, bem como a equipe da Assistência Social por meio do CRAS III e o grupo de voluntários organizado pelo enfermeiro Kaue Soledade que tem trabalhado na confecção de máscaras em TNT, e ainda a empresa Schmidt Agrícola, formam parte do grupo de doadores.