Sistema Único de Assistência Social é tema de encontro entre Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia

Na última segunda-feira (25), a secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, participou do encontro promovido pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia (COEGEMAS/BA) e Secretaria Nacional de Assistência Social. Na oportunidade participou também junto à presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Barreiras, Marília Machado, da reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O encontro do COEGEMAS teve como finalidade discutir propostas estabelecidas pelas necessidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de cada município, sendo a proposta principal estabelecida pelos Secretários Municipais de Assistência Social, cofinanciamento para instituições que atuam com crianças e adolescentes das cidades, com indagação de como será pactuada entre o estado e municípios, e direcionada à CIB. Além dos secretários, estiveram presentes no encontro a presidente do COEGEMAS/BA, Ediana Dourado e Michel Farias, secretário de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista e representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Em continuidade, a reunião da CIB teve abordagem de representação e pactuação do cofinanciamento estadual para o exercício de 2022. Ao final das atividades, a secretária Karlúcia Macêdo enfatizou a importância dos encontros. “O dia foi muito proveitoso e estratégico para a Assistência Social da Bahia, para que possamos traçar inquisições envoltórias da gestão do SUAS e resoluções. Nesses diálogos, a importância maior é o fortalecimento dos serviços socioassistenciais e o quanto esse bom serviço beneficia quem mais precisa”, disse.

Dircom/PMB – 26.10.2021