Shows de Alexandre Leão, Filhos de Jorge e performance Águas que Lutam de Maurício Faísca encerram programação da VI edição da Flib em 2023

Mais uma edição da Festa Literária Internacional de Barreiras- Flib chegou ao fim na quinta-feira (25), marcada por shows musicais na Praça Landulfo Alves. Realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras, Curadoria e parceiros, durante três dias ofertou multiespaços para debater provocações permeadas pelo tema “As Literaturas Afro-brasileiras e Africanas: conectando mundos”.

Estudantes da rede municipal, estadual, particulares, universidades, instituições, escritores, especialistas de educação, artistas, músicos, fazedores de cultura e população foram envolvidos numa busca de conhecer as literaturas afro-brasileiras, espaços negligenciados por muito tempo, e ainda uma reflexão sobre como estas literaturas, podem ocupar as escolas e a vida das pessoas.

No encerramento, a musicalidade de raiz afro movimentou a Praça Landulfo Alves. O primeiro espetáculo musical a entrar no palco foi “Águas que Lutam” do multiartista Mauricio Faísca, trazendo a arte integrada com corpo teatral e músicos, para falar do Oeste, interação com as divindades e força das águas, apresentando músicas negras e autorais.  A estudante Catarina estava atenta e curtindo o show ao lado dos amigos. “Muita emoção e movimento, chamaram minha atenção. Fiquei emocionada com o talento de todos que fizeram o espetáculo”, disse a estudante.

O músico Alexandre Leão também entrou no palco com sua baianidade nagô, dedilhando seu repertório de MPB, reverenciando a musicalidade baiana e axé. Encerrando a noite de shows, a banda Os Filhos de Jorge balançou o público com seus sucessos Ziriguidum, Tem Jeito não querer e Vai que Cola Melanina, destacando a importância de discutir a negritude, o racismo e afrobrasilidade.

O prefeito Zito Barbosa, a primeira dama Marizete Bastos, o vice-prefeito e secretário de Planejamento Emerson Cardoso, a subsecretária de Cultura e Turismo, Emília Moreno, vereadores João Felipe, Otoniel Teixeira, Valdimiro José, secretários e subsecretários municipais, também compareceram a Praça Landulfo Alves para prestigiar os shows.

“Encerramos a Flib 2023 com chave de ouro, excelente repercussão e principalmente integrando o Poder Público com as instituições de ensino, evidenciando assim, que de fato, transformamos a Capital do Oeste na Capital da Educação. Agradecemos a Deus pela oportunidade, e à dedicação de toda a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, da nossa curadora, a professora Dra. Marilde Queiroz Guedes e de todos os parceiros, que durante a Festa Literária Internacional de Barreiras prepararam uma programação comemorativa aos 132 anos de emancipação política de nosso município. Já estamos planejando a VII edição da Flib, que trará ainda muito mais novidades, oportunidades e enriquecimento literário e cultural”, finalizou o prefeito Zito Barbosa.

 

Dircom/PMB- 26.5.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo