Setembro Amarelo: Equipe da Secretaria Municipal de Saúde participa de reunião e define ações para Caminhada de Prevenção ao Suicídio

A primeira reunião para definir estratégias e ações no mês de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, aconteceu na última segunda-feira (15) com objetivo de unir instituições, sociedade civil, poder público e privado em atividades sociais de valorização à vida. Desde 2015, o tema “Falar é a melhor solução” é trabalhado no mês de setembro com foco na conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e em Barreiras, a temática é cuidada de forma especial.

Com a Caminhada de Prevenção ao Suicídio, realizada pela Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras já definida para 27 de setembro de 2019, as ações conjuntas e elaboradas com representantes da Prefeitura de Barreiras, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Faculdades e Instituições particulares e privadas terão várias atividades ao decorrer do mês. Participando ao lado da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – álcool e outras drogas (CAPS AD II), Deny Samper, o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, ressaltou a importância dessa temática e as ações que serão realizadas nas unidades.

“A Prefeitura de Barreiras apoia todos anos a Caminhada de Prevenção ao Suicídio com objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e as suas formas de prevenção, cuidando de forma humanizada das pessoas que precisam de uma atenção especial. As nossas unidades de saúde trabalham com o alerta de prevenção através dos psicólogos da rede da Atenção Básica, e para o mês dedicado à prevenção ao suicídio, as unidades de saúde irão trabalhar com a temática em salas de espera e teremos uma participação especial na caminhada dos integrantes do CAPS Saúde Mental”, destacou Anderson Vian.

Segundo informações da Comissão de Prevenção ao Suicídio em Barreiras, ao longo do mês serão realizadas palestras, encontros e atividades educativas em diversos setores e ambientes públicos de Barreiras. No final da Caminha de Prevenção ao Suicídio, terão várias apresentações culturais com o “Show da Vida”, na Praça Landulfo Alves. No espaço, além de apresentações musicais também terá recitação de poemas e apresentações artísticas.

“São ações simples como essas que salvam vidas, o tratamento de saúde mental é importante e esse projeto que é desenvolvido desde 2015 em nossa cidade contribui na prevenção do suicídio. Essa parceria com a prefeitura e instituições é muito importante e determinante, em especial com a contribuição da Secretaria de Saúde, Educação e Assistente Social que é de extrema relevância, porque agrega valores à temática”, destacou o médico psiquiatra Dr. Francisco Honorato, idealizador da campanha e membro da Comissão de Prevenção ao Suicídio em Barreiras.