Servidores da Prefeitura de Barreiras participam de capacitação sobre compras públicas

Como parte das ações que integram o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, e no qual Barreiras é participante, as duas instituições, Sebrae e Prefeitura se uniram para oferecer aos servidores de todas as secretarias de governo, nesta sexta-feira (19) o Meeting de Compras, com informações estratégicas e orientações sobre como comprar de pequenas empresas. O objetivo é fortalecer os negócios de pequenos empreendedores, tornando-os potenciais fornecedores de produtos para a administração pública.

“O que buscamos é estruturar e orientar as compras públicas para que possam ampliar ainda mais as empresas locais, este evento é uma oportunidade que o Município está tendo para, de maneira técnica, gerir todo o processo de compra e ao mesmo tempo, mostrar para as secretarias a importância de planejarem as ações, descentralizando de um setor específico, que tem a função de organizar as compras”, explica o gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso.

Sob o comando da consultora Fabrine Schwanz, os participantes, entre eles, o secretário de Agricultura, José Marques, a secretária de Assistência Social e vice-prefeita Karlúcia Macêdo, a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa,  a subsecretária de Saúde Larissa Barbosa, subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Carvalho e a chefe de gabinete, Marileide Carvalho, conheceram mais sobre estratégicas, planejamento, definição de parceiros estratégicos e mapeamento de potenciais fornecedores. Tudo, em busca de uma gestão mais eficiente. “A qualificação é sempre fundamental para aprimorar a gestão, acreditamos que a partir desse encontro os olhares serão ampliados em todas as secretarias para que seja construído um planejamento anual de compras, priorizando empresas locais”, disse a chefe de gabinete.

De acordo com o Sebrae, a proposta prevê um segundo momento, com a participação de micro e pequenas empresas que se revelem com perfil de fornecedoras para o Município. A proposta é preparar e organizar estas empresas, tornando-as aptas a vender seus produtos com todos os requisitos necessários como documentação e principalmente, conhecimento de gestão.