Semana da Música mostra o potencial da Capital do Oeste para realização de eventos musicais

Programação foi encerrada no sábado (30) com Encontro de Filarmônicas, na Praça Landulfo Alves

Movimentando o cenário musical do Oeste Baiano, a segunda edição da Semana da Música, mostrou ao público a força e a beleza das músicas clássicas e contemporâneas executadas pelos músicos da Banda Municipal 26 de Maio, Coro Sinfônico de Barreiras e alunos da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio – EMMAS. A Semana, também trouxe a Barreiras, músicos de Angical, São Desidério, Macaúbas, Bom Jesus da Lapa e Paratinga.

As atividades foram do dia 27 a 30 de novembro, passando pelo Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, Clube ABCD e Praça Landulfo Alves. Na sexta-feira (29), foi o dia dos alunos, da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, exibirem todo o seu talento, revelando o êxito alcançado na dedicação dos professores e dos jovens músicos ao longo de 2019. Performances com gaita, teclado, flauta doce, violão, flauta transversal, saxofones mostraram o que há de melhor no cenário musical brasileiro e internacional.

No sábado (30), a Semana encerrou sua programação com o 1º Encontro de Filarmônicas. Passaram pela Landulfo Alves, a Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Macaúbas, a 13 de Junho, de Paratinga, a Maestro Heliodório Ribeiro, de São Desidério, Euterpe Lapense, de Bom Jesus da Lapa, e a Banda 26 de Maio, de Barreiras. “Em Macaúbas, todo mundo falava que tinha a filarmônica, eu tive interesse e procurei conhecer, estou até hoje, cerca de dois anos. É muito importante participar de eventos fora traz não só popularidade, mas prestígio tanto pra cidade quanto para as filarmônicas que participam. Hoje tocaremos músicas populares e os tradicionais dobrados”, disse Enzo Menezes, que aos 12 anos de anos, toca trompa.

A primeira edição da Semana da Música aconteceu ano passado, reunindo amigos, pais, alunos e professores da Escola Municipal de Música. Em 2019, os organizadores expandiram a programação para atender ao público barreirense e regional. Segundo o coordenador pedagógico da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, Edson José dos Santos, a recepção do público foi maravilhosa. “Tivemos o Coro Sinfônico se apresentando no dia 27, 28 o aniversário da Banda 26 de maio, e dia 29, os alunos se apresentaram maravilhosamente bem. Aqui na Landulfo Alves, fazemos a conclusão de um trabalho, que envolveu todo o apoio e esforço da nossa equipe. Para Barreiras, esse é um momento ímpar e que precisa se repetir”, disse o coordenador pedagógico, durante o encontro de filarmônicas.

A Semana da Música foi realizada pela Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Diretoria de Cultura e Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, dentro do Projeto Cultura e Arte Por Toda Parte.