Semana da Criança tem programação voltada aos cuidados dos pequenos, nas unidades de saúde de Barreiras

A Secretaria de Saúde de Barreiras organizou uma programação especial para comemorar a Semana da Criança, em todas as 48 unidades de saúde.  Através da Atenção Primária, crianças menores de cinco anos estão sendo recepcionadas com muita descontração, aliada a dicas importantes de saúde, bem-estar e cuidados básicos. Mais de 400 profissionais entre médicos, odontólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde estão engajados na ação realizada na segunda-feira (10), terça-feira (11), quinta-feira (13), com encerramento na sexta-feira (14).

“Estas crianças recebem um acompanhamento diferenciado até os cinco anos de idade, dentro do Programa Atenção Primária, então, como forma de intensificar este trabalho, pensamos em uma semana de reforço das ações realizadas que têm como foco principal, assegurar o crescimento saudável nestes primeiros anos de vida”, destaca a apoiadora da Atenção Básica de Saúde, Fernanda Delgado. As crianças assistidas são acompanhadas por meio de exames e consultas que monitoram peso, estatura, cartão de vacinas, alimentação, dentre outros.

Nas unidades de saúde os pequenos estão sendo recepcionados com temas coloridos e a ludicidade, como forma de atrair a atenção e garantir a participação nas atividades sugeridas. Dentre as orientações repassadas aos pais, estão informações sobre alimentação saudável e sobre as viroses intensificadas nesta época do ano, além de escovação supervisionada dos dentes das crianças participantes.

Em algumas unidades de saúde são oferecidos brindes e presentes, a exemplo da unidade de saúde Dr. Eduardo Medrado, no Loteamento São Paulo, que contou com grande presença da população, do vereador Rider Castro e do médico da unidade fantasiado de Capitão América, na tarde desta terça-feira. Lanches, bonecos fantasiados, brincadeiras e kits de saúde dental também compõem o pacote de surpresas reservadas para a garotada.

Dircom/PMB – 11.10.2022

  • Compartilhe: