Semana Branca da Odontologia leva ações educativas a diversos bairros de Barreiras

Dentistas, enfermeiros e equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizam até sábado (26) a primeira edição da Semana Branca da Odontologia, em pontos estratégicos de Barreiras. Durante a “Semana Branca” são intensificados os atendimentos odontológicos, com abordagens educativas tendo como objetivo incentivar a prevenção e promoção do diagnóstico precoce das doenças odontológicas de maior prevalência como cáries, doença periodontal, lesões na cavidade bucal e principalmente o câncer de boca.

A ação realizada dentro do Projeto Saúde Humanizada acontece na Praça Castro Alves, no Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB) e bairros Santa Luzia e Boa Sorte, das 08h às 11h e das 14h às 17h. Já no Parque Dom Ricardo Weberberguer, situado no Bairro São Pedro, as orientações acontecem de 16h às 20h. A população participa também de atividades educativas sobre higiene bucal, nutrição, as consequências da placa bacteriana, do tártaro e como prevenir o mau hálito.

Na manhã dessa terça-feira (22) o secretário municipal de saúde acompanhou as ações educativas e destacou a importância da Semana Branca na prevenção da saúde bucal. “A Semana Branca é dedicada à população para saber um pouco mais sobre a saúde bucal, uma vez que trabalhar com a prevenção é essencial para evitar doenças graves, como o câncer de boca. Durante todo ano, é trabalhado nas unidades de saúde essa temática que conta desde novembro de 2018 com o atendimento especializado no CEO. O Centro é o espaço adequado para realizar procedimentos de média complexidade em crianças, jovens, adultos e idosos do nosso município”, pontuou Anderson Vian.

Funcionando há quase um ano no bairro Jardim Ouro Branco, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) já atendeu mais de 11 mil pacientes. Os serviços de média complexidade, como cirurgia bucomaxilofacial, periodontia, endodontia, odontopediatria, radiologia periapical e também atendimento em pacientes com necessidades especiais são realizados de segunda a sexta-feira.