Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa na quinta-feira (14), em Barreiras

Todos os esforços para evitar que o Sarampo faça vítimas em Barreiras estão sendo empreendidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Após cumprir a primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença, agora as equipes da Coordenação do Programa de Imunização (Copim), estão engajadas para a segunda fase, que terá início, na zona rural do Município, nesta quinta-feira (14). Na zona urbana, a campanha será de 18 a 30 deste mês.

O objetivo é imunizar jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos, considerados os grupos de maior incidências da doença no Brasil, como forma de interromper a circulação do vírus do Sarampo. Na zona rural de Barreiras as equipes começam a vacinar nos povoados de Baraúna, Tatu (Posto 1) e Fazenda Santa Cruz, Campoerê, Sangueira, Rio das Pedras, Fazenda Cabeceirinha (Posto 2), todas no dia 14. Até o dia 28, moradores de mais de cem localidades, chácaras, aterro sanitário e fazendas, receberão a dose da vacina.

Já na sede do município, será possível fazer a imunização em um dos 28 pontos de vacina espalhados em toda a cidade, entre PSF’s, unidades de saúde e sede do Copim. O Dia ‘D” da Campanha será 30 deste mês, quanto uma grande mobilização pela vacinação acontece em todo o Brasil. “Fazemos a busca ativa em todo território municipal com a meta de manter atualizada a carteira de vacinação. A campanha segue até o dia 30 mas, durante todo ano são disponibilizadas vacinas em todas as unidades de saúde. É fundamental estar com o quadro vacinal atualizado”, destaca a coordenadora do Copim, Renata Queiroz.

Quem deve se vacinar: De acordo com o Ministério da Saúde a orientação sobre a vacinação contra o sarampo obedece aos seguintes critérios: Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente. Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra? De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses e de 30 a 49 anos – Apenas uma dose. (Fonte: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo)