Secretário Municipal de Saúde participa de assembleia geral para criação do Instituto do Câncer do Oeste da Bahia – ICOB

Na noite dessa quinta-feira (10), o município de Barreiras deu mais um grande passo na melhoria da saúde municipal, dessa vez, com a criação do Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (ICOB), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. A assembleia geral organizada pelo Rotary Club Barreiras Rio de Ondas aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a participação do vice-reitor da UFOB, professor Antônio Oliveira, vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Felipe, secretário municipal de saúde, Anderson Vian, o governador distrital do Rotary, Luiz Augusto, além de médicos, empresários, representantes da sociedade civil e demais membros do Rotary.

O processo de criação do instituto iniciou no Rotary em 2014, com o lançamento de uma petição pública com o objetivo de mobilizar a população e sensibilizar o poder público sobre a construção de uma unidade de tratamento médico de câncer em Barreiras. Na época, foram coletadas cerca de 15 mil assinaturas que contribuíram para que nessa assembleia geral, fosse concretizada a criação do instituto, aprovação do estatuto, eleição e posse dos Conselhos Diretor, Fiscal e Deliberativo, como também, o credenciamento dos sócios fundadores do ICOB.

O secretário municipal de saúde, Anderson Vian, enfatizou a importância do ICOB para o município. “Não tenho dúvida da importância desse momento para nosso município e toda região Oeste. A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde e dentro do Projeto Saúde Humanizada, oferece todo apoio para o tratamento fora de domicílio para pacientes acometidos dessa doença em Salvador e em outros estados. Tenho certeza que com um espaço adequado, dentro do nosso município, o tratamento será ainda mais amplo e humanizado, uma vez que esses pacientes precisam do acompanhamento e apoio familiar de perto”, pontuou Anderson Vian.

Inspirados na UOPECAN – União Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer, sediado em Cascavel/PR e criado por rotarianos, o Rotary de Barreiras também objetiva através da criação desse instituto, realizar o tratamento de câncer para pacientes dos municípios do Oeste baiano por meio de recursos que poderão ser direcionados para a construção de um hospital, casa de acolhimento de famílias e pacientes em tratamento e núcleos de apoio. Após a eleição, tomaram posse no Conselho Diretor como presidente, Marizete Zuttion, primeiro vice-presidente Gill Areas, segundo vice-presidente Valter Gato, secretária Alba Dias, vice-secretário Luiz Gonzaga, tesoureira Merilene Zanella e vice-tesoureira, Clarisse Kreling.

A primeira presidente do Instituto do Câncer do Oeste da Bahia agradeceu a participação de todos na assembleia e salientou os próximos passos para a conquista da instalação de uma unidade de tratamento do câncer na região Oeste. “Estou muito feliz em ver esse auditório cheio. Hoje é um dia para celebrar a realização de um sonho e agradecer à todos que contribuíram para a criação do ICOB, que começa a se tornar realidade. Agradeço todos os companheiros rotarianos pelo esforço e dedicação ao longo desses cinco anos, e agora iremos focar nas próximas etapas”, disse Marizete Zuttion.