Secretário de saúde participa de encontro com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Barreiras

A assembleia para falar dos desafios e reivindicações dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Barreiras aconteceu na manhã de segunda-feira, 16, na Câmara de Vereadores e contou com a presença do secretário municipal de saúde, Anderson Vian, da coordenadora da Atenção Básica, Mônica Valéria, coordenadora da Central de Regulação (CIR), Daniela Gomes e demais integrantes da Secretaria de Saúde.

Focados no objetivo de dialogar sobre a atuação dos agentes comunitários de saúde e de endemias no município, bem como as dificuldades encontradas no desempenho de suas atribuições, o secretário ouviu as principais reivindicações das categorias e destacou as mudanças pertinentes no cadastro do Cartão SUS e as marcações de exames em Barreiras.

“Esse encontro permite um diálogo aberto, são colaboradores que desenvolvem um papel importantíssimo em nosso município, por isso, ouvir suas reivindicações, bem como salientar suas ações é fundamental. Hoje além de ouvir, também falamos das novas regras do Cartão SUS em nosso município e do uso do tablet pelos agentes comunitários, que foram entregues em maio desse ano pelo prefeito Zito Barbosa. Seguimos nesse diálogo, fortalecendo o trabalho oferecido com qualidade aos nossos munícipes”, destacou Anderson Vian.

Nesses últimos meses, a Prefeitura de Barreiras está convocando gradativamente os aprovados no processo seletivo para vários setores das Secretarias Municipais. Os novos 29 agentes de combate à endemias convocados passam por treinamento e irão atuar no município principalmente no combate ao Aedes Aegypti. Segundo Gilvan Ferreira, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do Oeste da Bahia – SIND-ACS/OESTE, periodicamente é realizada uma assembleia com todos da categoria, pontuando a relevância dessa parceria junto à gestão municipal.

“Procuramos sempre buscar o diálogo com a gestão municipal para pontuar questões voltadas para os interesses das categorias, são demandas na área de atuação de cada colaborador, como por exemplo, na atualização de novas regras estipuladas pelo Ministério Público sobre o cartão do SUS e o uso do tablet nas visitas domiciliares. Trabalhar em parceria é fundamental, contribui positivamente”, pontuou Gilvan.