Secretário de Saúde apresenta estrutura do CER II Aníbal Barbosa Filho ao Juiz da Vara da Infância e Juventude de Barreiras

Nesta terça-feira (18), o secretário municipal de saúde, Melchisedec Neves, acompanhou o juiz da Vara da Infância e Juventude de Barreiras, Dr. Ricardo Costa e Silva, em uma visita ao Centro Especializado de Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II). Também acompanharam a apresentação da estrutura que é composta por uma equipe multiprofissional com atuação diária no equipamento, o diretor Anderson Vian, juntamente com a coordenadora administrativa Geisa Schwambach, coordenador técnico Uilliam Queiroz, também assessora técnica Maria Messias e o assessor jurídico João Pedro.

Com uma apresentação detalhada, o diretor Anderson Vian exibiu didaticamente o atual quadro de profissionais composto de fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiros, nutricionistas, neurologista, ortopedistas, serviços gerais, o público-alvo, organização e a necessidade de ampliação na contratação de novos profissionais, que ainda não estão disponíveis na praça regional.

Na oportunidade, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Barreiras explicou as responsabilidades na oferta do atendimento de competência do governo municipal e estadual. “Uma das óticas da Vara da Infância e Juventude é a questão da saúde, hoje tivemos a oportunidade de conhecer o sistema de trabalho dos autistas realizado aqui no CER II. Existe essa necessidade do poder judiciário entrar cada dia mais em contato com essa área tanto do Estado como do Município na tentativa de melhorar essa temática da saúde com a sociedade”, pontuou Dr. Ricardo Costa e Silva.

Localizado no bairro São Miguel, o CER II busca seguir os conceitos preconizados no Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria Municipal de Saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira para os munícipes de Barreiras e mais 36 municípios da região Oeste. Conforme o secretário, esses momentos são importantes para compartilhar informações e estreitar relações.

“Esse foi um momento oportuno que compartilhamos as principais demandas que chegam à Vara da Infância e Juventude com relação à saúde municipal, falamos também das demandas reprimidas, e o mais importante, apresentamos toda a estrutura de serviços ofertados diariamente no CER II. Foi possível apresentar como é executado as atividades que visam a promoção do desenvolvimento neuropsicomotor, habilidades de desempenho ocupacional, linguagem, habilidades comunicacionais, de interação social e de aprendizado”, destacou Melchisedec Neves.

Na próxima segunda-feira (24), direção e coordenação do CER II apresentarão toda essa estrutura funcional ao Conselho Regional de Saúde que é composta por representantes da Procuradoria, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb/Uninassau), Secretaria de Saúde Municipal, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e outras instituições.

Dircom/PMB – 19.10.2022