Secretarias Municipais unem esforços para realizar Semana do Bebê em Barreiras

De 11 a 15 deste mês Barreiras realiza a Semana do Bebê – todos juntos pela primeira infância. Trata-se de uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef e que busca tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

O público alvo são crianças de até seis anos de idade, fase da vida em que, segundo o Unicef, o potencial cognitivo será desenvolvido. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais. Para potencializar estes dados entre pais, professores e agentes comunitários as secretarias do Trabalho e Promoção Social, Saúde e Educação elaboraram uma programação para Barreiras.

Uma caminhada, saindo da Prefeitura até a Praça Castro Alves, às 17h de segunda-feira, abre a programação. Durante toda a semana serão realizadas palestras educativas em todas as unidades de saúde com temas como aleitamento materno, depressão pós-parto e introdução de alimentos para bebês. No dia 15, a unidades recebem oficinas sobre higiene pessoal e bucal do recém nascido, além de entrega de kit bucal.

Nas creches municipais os pais participam de palestras enfocando temas como a importância da figura paterna na vida das crianças e segurança alimentar. Além de campanhas educativas sobre segurança do bebê e orientações sobre higiene bucal, com a presença de dentistas.

A Semana do Bebê em Barreiras conta com as parcerias da Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).

PROGRAMAÇÃO

Semana do Bebê (todos juntos pela primeira infância) meu município unido em prol da primeira infância

SECRETARIA DO TRABALHO E PROMOÇÃO SOCIAL – CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL – CRAS

11 DE MAIO 12 DE MAIO 13 DE MAIO 14 DE MAIO 15 DE MAIO
• Palestra sobre auto-estima para mulheres (mães) durante o dia.
• Abertura oficial – “semana do bebê um olhar especial” caminhada com todas as secretarias com saída da Prefeitura a Praça Castro Alves e atividades culturais
• Palestra tema: Depressão pós parto para gestantes nos postos de saúde. • Palestra tema: saúde bucal e corporal na primeira infância – creches da cidade.
• Entrega de kit bucal.
• Cine-debate (filmes: Procurando Nemo e/ou Peixe Grande e suas Historias Maravilhosas!!!)
• Seguido da palestra “olhar da figura paterna na vida das crianças”
• Palestra com pais.
• Encontro para apresentar o que foi desenvolvido na semana.
• Encerramento com culto ecumênico. (Praça Castro Alves) as 17:00 horas.

SECRETARIA DE SAÚDE

11 DE MAIO 12 DE MAIO 13 DE MAIO 14 DE MAIO 15 DE MAIO
• Oficinas com o tema: Estou Grávida e aí? Nas salas de espera dos postos de saúde.
• Oficina com o tema: Depressão pós parto para gestantes nos postos de saúde.
• Atendimento psicológico.
• Oficina com o tema: Aleitamento materno. Nos postos de saúde. • Oficinas com o tema: Introdução de Alimentos para bebês. Nos postos de saúde. • Oficinas com o tema: Higiene pessoal e bucal do recém-nascido. Nos postos de saúde.
• Entrega de kit bucal.
• Encontro para apresentar o que foi desenvolvido na semana.
• Encerramento com culto ecumênico (Praça Castro Alves) as 17:00 horas.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

11 DE MAIO 12 DE MAIO 13 DE MAIO 14 DE MAIO 15 DE MAIO
• Abertura oficial – “semana do bebê um olhar especial” caminhada com todas as secretarias com saída da Prefeitura as 17:00 hs para Praça Castro Alves e atividades culturais • Palestra sobre gestação
• Aplicação de fluo e orientação com dentista. Todas as creches municipais.
• Cine debate para crianças e pais com filme que fala sobre a importância da figura paterna na vida das crianças. Todas as creches municipais. • Campanhas educativas sobre a segurança do bebê. Todas as creches municipais. • Oficinas sobre segurança alimentar do bebê. Todas as creches municipais.
• Encerramento com culto ecumênico (Praça Castro Alves) as 17:00 horas.

SEMANA DO BEBÊ

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

IMPORTANTE

A importância da atenção à primeira infância: Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

bebe-int