Secretaria do Trabalho e Promoção Social de Barreiras reforça campanha pelo selo UNICEF

un1

A Secretaria do Trabalho e Promoção Social vem intensificando as atividades para garantir que Barreiras receba o selo UNICEF Município Aprovado. Durante toda a sexta-feira, 13, parte das ações e políticas adotadas pela secretaria estará visível no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha. Em conjunto com as demais secretarias municipais foram montados estandes e apresentações para receber o público.

“Achei essa programação maravilhosa, com boa organização e recepção, o trabalho das mulheres é perfeito e eu queria fica bonita para o evento”, disse Neuraci Ramos, durante o atendimento das cabeleireiras formadas nos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Atualmente, Barreiras disponibiliza uma rede de proteção social que acompanha a criança antes mesmo do seu nascimento e mais tarde as encaminha para o mercado de trabalho. Essas iniciativas melhoram os indicadores sociais municipais e aumenta as chances da chegada do selo UNICEF.

Segundo a secretária do trabalho e promoção social, o trabalho social funciona de modo contínuo. Atuando desde a família que chega para cadastramentos nos CRAS até o idoso que recebe o atendimento no Idade Viva.

“Em dias como hoje a ação social tem uma participação maciça, positiva, na campanha pelo Selo UNICEF. Estamos reforçando o atendimento para os beneficiários do Bolsa Família que não se recadastraram, aos que querem se cadastrar. Além de coletar dados junto à educação e saúde para o cálculo do IDH municipal, e continuamos potencializando as atividades artísticas dos alunos do PETI, PROJOVEM, para as comemorações de fim de ano”, destacou Antônia Pedrosa.

O que é o Selo UNICEF – o UNICEF lançou em 2005 o Selo UNICEF Município Aprovado. A iniciativa de conceder um selo para os municípios que mais avançassem na promoção dos direitos de crianças e adolescentes surgiu em 1999 no escritório do UNICEF para o Ceará e o Rio Grande do Norte. Por meio de uma metodologia que combina capacitação de gestores municipais, melhoria dos mecanismos de gestão local e ampla mobilização social, o UNICEF convocou os municípios do Semiárido e a partir de 2009 também da Amazônia para participar de uma série de atividades voltadas a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias.

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para participar da iniciativa, o prefeito municipal deve assinar um termo de adesão; garantir o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), designar uma pessoa de sua equipe para organizar os processos de capacitação e liderar sua cidade para assegurar a prioridade aos direitos da infância.

un2

Fonte: (http://www.unicef.org/brazil/pt/where_9763.htm