Secretaria de Saúde realiza acolhimento especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira (6)

Com o tema “Lugar de autista é em todo lugar!“, e com a hashtag #AutistaEmTodoLugar nas redes, comemorou-se no último dia 02 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. E com essa proposta de inclusão e engajamento na defesa e garantia do direito e pertencimento das pessoas com autismo a todos os lugares, e contribuir facilitando e promovendo o seu acesso aos meios sociais, que a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro Especializado em Reabilitação – CER II, realizou durante esta quarta-feira (6) um dia especial dedicado a data, com os pacientes que fazem acompanhamento na unidade. Estiveram presentes no acolhimento a subsecretária de Saúde Jamile Rodrigues e o vereador João Felipe.

Pais e pacientes participaram logo cedo de um acolhimento especial com um café da manhã e um momento de interatividade e conversa, onde a equipe de multiprofissional do CER II trouxe, através da música e um momento de escuta questões importantes, principalmente, sobre a conquista dos autistas em um lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. “Queremos mostrar para essas famílias que estão aqui presentes, que elas não estão sozinhas nessa caminhada, do CER II, também fazemos parte dessa família, caminhamos e aprendemos com todos eles”, frisou o pedagogo, Fábio Régis.

O Centro Especializado de Reabilitação – CER II, não atende somente aos pacientes de Barreiras, mas de toda região Oeste. Dona Amenaide Araújo, do município de Cristópolis, compareceu hoje a unidade, acompanhando seu filho Pedro Araújo, de 10 anos, ele teve o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), aos 4 anos de idade, e desde então, é acompanhado pela equipe de multiprofissionais do Centro Especializado de Reabilitação.

“Eu percebi meu filho quieto, introspectivo e sem muitas amizades, quando observei esse comportamento levei ele a uma neurologista para saber do que se tratava, foi quando recebemos o diagnóstico de autismo. A partir daí ele passou a ser acompanhado pelo Centro Especializado de Reabilitação, durante esse tempo, já percebi grandes avanços, ele consegue interagir, na escola tem um bom comportamento e socializa com os colegas. Foi importante observar o comportamento e obter um diagnóstico precoce”, disse a mãe emocionada.

Conforme a coordenadora técnica, Geisa Queiroz Schwambach, “estamos amparando essas famílias com o objetivo de trabalhar o foco da inclusão. O diagnóstico não impede que eles tenham a oportunidade de constituir família e ter uma formação. Cada pessoa tem suas habilidades e dificuldades e para o autista não é diferente. Precisamos estimular essas dificuldades que eles têm na parte de socialização e comunicação para que eles possam se desenvolver”, pontuou Geisa.

Já para a subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues, a Secretaria tem buscado mobilizar toda a rede nessas datas de destaque e cada vez mais profissionalizar as nossas equipes para um atendimento mais humanizado e acolhedor. “Hoje o CER II chama atenção para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e buscou fazer um dia diferente com acolhimento especial para os pacientes, bem como, para a família que o acompanha nos atendimentos. Nós temos um grupo de profissionais multidisciplinares que se preparam, se profissionalizam e se doam para atender aos anseios dos pacientes e também da família. Nós da gestão, seguimos buscando melhores condições para atender os familiares e pacientes com autismo, pois entendemos a importância de buscarmos cada vez mais, deixar esse espaço preparado para um atendimento mais humanizado, qualificado e acolhedor”, frisou a subsecretária.

Dircom/PMB 06.04.2022