Secretaria de Saúde encerra programação do Setembro Amarelo com palestra sobre Saúde Mental para médicos e enfermeiros da Atenção Básica

Encerrando as programações voltadas para as temáticas trabalhadas ao longo do mês, em alusão ao Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira (29), um encontro para médicos e enfermeiros da Atenção Básica com o tema: Matriciamento em Saúde Mental para o fortalecimento da Atenção Básica do Município de Barreiras.  O encontrou aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com a presença da subsecretária Jamile Rodrigues, primeira-dama Marisete Bastos e da coordenadora da Atenção Básica, Zaíra Vidal.

Integrando o Projeto Saúde Humanizada, a palestra foi ministrada pela psiquiatra Priscilla Góes, também pela coordenadora de Saúde Mental de Barreiras, Deny Samper, que dentre as várias tratativas, abordou a importância de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o fluxo de atendimento no CAPS Saúde Mental e no CAPS AD (Álcool e outras Drogas). Também presente no evento, o terapeuta integrativo, Renilson Freitas Júnior, aproveitou a oportunidade e explicou para o público a importância das Práticas Integrativas Complementares (PIC’s).

De acordo com a subsecretária, Jamile Rodrigues, a ideia é proporcionar um momento de reflexão, conhecimento e entendimento sobre os contextos trabalhados no Setembro Amarelo. Ao longo de todo mês, as 46 equipes que atuam na Secretaria de Saúde de Barreiras, trabalharam o tema em todas as unidades, tanto na cidade como na zona rural.

“Estamos encerrando mais um Setembro Amarelo, nossas equipes da atenção primária e da rede básica de atendimento trabalharam com ênfase à prevenção ao suicídio, a importância de acolher quem mais precisa e também a apresentação do fluxo do processo de trabalho. Infelizmente, estamos passando por uma pandemia que tem interferido na saúde mental e saber como cuidar do próximo é fundamental para esse momento. Essa integração realizada hoje é uma das questões que trabalhamos na saúde de Barreiras, dessa forma, agradecemos toda equipe que também abraçou essa causa”, enfatizou.

Dircom/PMB – 29.09.2021