Secretaria de Saúde de Barreiras realiza mutirões de ultrassonografias ginecológicas

Mais uma ação realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, está sendo posta em prática com a proposta de garantir aos cidadãos o acesso a serviços de qualidade. No sábado (4), um mutirão no Centro de Atendimento à Mulher (CAM) atendeu 30 pacientes com ultrassonografias transvaginais. E no cronograma da Secretaria outro mutirão será realizado no próximo sábado (11) com a oferta de novas 30 ultrassonografias obstétricas.

Os exames são destinados às mulheres de Barreiras, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e Central de Marcação, até o CAM, via regulação. Todas as pacientes, após a realização da ultrassonografia, saem com os resultados na hora. Além da oferta desses exames nos mutirões, no CAM, são realizadas em média, 320 ultrassonografias ao mês, destinadas a pacientes de Barreiras e de outros 34 municípios da região Oeste.

A coordenadora Lidiana Borges explica que durante a pandemia o trabalho no local não parou, porém, muitas mulheres deixaram de fazer os exames por receio de sair de suas casas, agora o fluxo retoma com mais intensidade. “Nossas atividades foram normais durante a pandemia, mas, claro, houve uma menor procura por exames específicos. Estes mutirões chegam para melhorar a saúde humanizada oferecida e reduzir a demanda por exames”, diz.

Em outubro passado, o CAM realizou um mutirão de inserção de DIU de cobre (dispositivo intrauterino) e orientações sobre o câncer de mama para mulheres de Barreiras. A iniciativa integrou a programação do Outubro Rosa, mês que chama atenção à prevenção do câncer de mama.

Dircom/PMB – 06.12.2021

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo