Secretaria de Saúde de Barreiras realiza Dia “D” de mobilização contra as Hepatites Virais

O Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, comemorado nesta quinta-feira (28), foi de mobilização na Praça Castro Alves com orientações sobre a doença e a oferta gratuita, de testes rápidos de H.I.V, Sífilis, Hepatite B e C, de Fator RH (tipagem sanguínea); vacinação contra Hepatite B; aferição de pressão arterial e monitoramento de níveis sanguíneos de glicose, além de distribuição de preservativos.

A ação que integra o Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria de Saúde de Barreiras, contou com a parceria da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb), também do serviço da Coordenação de Imunização (Copim) e das equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento e Atenção Primária do município.

Estiveram acompanhando a mobilização, a secretária de saúde em exercício, Jamile Rodrigues; a coordenadora do CTA/SAE Edgard Pita, Ana Paula Miranda; coordenadora regional do SAMU, Juana Jamile Ribeiro; coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete; médica ginecologista do CTA/SAE, Drª Kelita Lago; coordenadora da Copim, Charlei Janne; preceptora do curso de Farmácia da Ufob, Larissa Barbosa, além de acadêmicos dos cursos de Farmácia e Enfermagem.

Conforme a coordenadora do CTA/SAE Edgar Pita, neste Dia D de combate às hepatites virais, a população pôde conhecer um pouco mais os trabalhos que são realizados no município, e em casos de resultados positivos, os pacientes são direcionados para o devido tratamento. “Essa doença atinge diretamente o fígado, e pode causar alterações leves, moderadas ou graves, dessa maneira, planejamos esse momento nesta Praça, chamando a atenção do público para as consequências da doença. Oferecemos atendimentos gratuitos e caso, algum resultado teste positivo, encaminhamos esse paciente para o CTA/SAE Edgar Pita, que fica localizado no bairro Morada Nobre, anexo ao Centro de Saúde Leonídia Ayres, para o devido acompanhamento e tratamento”, pontuou Ana Paula Miranda.

A mobilização segue até o final do dia e conforme a secretária de saúde em exercício, as hepatites virais são doenças silenciosas e, se não tratadas, podem levar à morte. “O nosso objetivo neste Dia de Mobilização contra as Hepatites Virais foi de conscientizar e despertar nas pessoas a importância para a prevenção e o controle destas doenças. Dentro da nossa rede proteção, as equipes da Atenção Primária também realizam nas Unidades de Saúde as testagens, assim como o acompanhamento e monitoramento no CTA/SAE com médicos especialistas. A luta contra essa doença começa sempre pela conscientização e a prevenção”, destacou Jamile Rodrigues.  

Dircom/PMB – 28.07.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo