Secretaria de Saúde de Barreiras continua com ações alusivas ao Setembro Amarelo nas Unidades de Saúde

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde Humanizada, está promovendo até o final do mês de Setembro, palestras, salas de espera e rodas de conversa como ações de integração alusivas ao Setembro Amarelo, mês da Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio. Todas as 46 Unidades Básicas de Saúde participam das ações.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Zaíra Vidal, essas ações mais próximas à população mostram o compromisso com uma saúde mais humanizada e uma oferta mais ampla dos serviços. “Diálogos e discussão sobre a temática é a melhor forma de chegar a essas pessoas que estão passando por algum tipo de situação que requer ajuda. O setembro amarelo tem essa importância de falar sobre o tema suicídio e aproximar essas pessoas, que por muitas vezes tem esse pensamento, infelizmente, e essas palestras e rodas de conversas nos auxiliam nessa aproximação. Para encerrar o Setembro Amarelo, iremos realizar uma palestra com o tema “Matriciamento em Saúde Mental para o fortalecimento da Atenção Básica do Município de Barreiras” para enfermeiros e médicos, no dia 29 de setembro, às 08h30, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho”, finalizou Zaíra.

Para o secretário municipal de saúde, o Setembro Amarelo é uma ação coletiva e a proposta é promover a saúde mental e dar suporte a quem precisa de ajuda. “Atravessamos durante os últimos anos uma pandemia que mexeu com o psicológico de toda uma população. Diante dessa fragilidade psicológica, a discussão sobre esse assunto requer mais atenção, assim, estamos desenvolvendo uma série de palestras, encontros, rodas de conversa nas nossas Unidades de Saúde, na zona urbana e rural. E vale ressaltar, que ao longo de todo ano, nossos profissionais realizam atendimentos pontuais àquelas pessoas que precisam de ajuda”, pontuou, Melchisedec Neves.

Dircom/PMB 22.09.2021