Secretaria de Saúde de Barreiras apresenta relatório sobre aplicação de recurso, ações e serviços públicos de saúde do período de Maio a Agosto de 2022

Equipe técnica, coordenadores das unidades de saúde e a subsecretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues, realizaram nesta terça-feira (27), na Câmara Municipal, uma apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), referente ao segundo quadrimestres de 2022. O RDQA é um instrumento de monitoramento e acompanhamento do desempenho da Programação Anual de Saúde (PAS) e contém os dados relativos aos recursos aplicados no período, neste caso, de janeiro a agosto, bem como, as ações realizadas nos serviços da Rede Municipal de Saúde.

Integraram a apresentação, o montante e fontes dos recursos aplicados no período; auditorias concluídas ou em fase de execução; oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada; e os indicadores de saúde da população de Barreiras. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o segundo quadrimestre deste ano, foi executado um total de R$ 60.835.585,09 que corresponde a 21,54% de recursos próprios, aplicados nas ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 18.488.567,14, acima da despesa mínima a ser aplicada no dispositivo legal, que estabelece o mínimo constitucional de 15%.

“Ao analisarmos os indicadores identificamos avanços significativos, sobretudo, nas áreas de saúde bucal, assistência farmacêutica e vigilância em saúde”, descreve a subsecretária Jamile Rodrigues. Ela destaca ainda a redução na fila de espera por exames, decorrente do período da pandemia. “Foram ofertados, até o segundo quadrimestre, 233.922 procedimentos especializados, o que possibilitou a redução, de forma exponencial, da lista de espera por procedimentos especializados”, disse.

Outro ponto destacado durante a apresentação foi a construção do instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução do Plano Municipal de Saúde (2022-2025) e Programação Anual de Saúde. Esta ferramenta, além de registrar o trabalho realizado pelas equipes envolvidas e contribuir para o cumprimento de metas e ações de saúde para 2022, consolida-se como memória institucional para a Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras.

Dircom/PMB – 28.09.2022