Secretaria de Saúde amplia Coleta e Testagem da Covid-19 em Barreiras

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira, 24, à ampliação de Coleta e Testagem da Covid-19. Aproximadamente 200 amostras serão coletadas às segundas e quartas-feiras, mediante Regulação das Unidades de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica do Município – VIEP. As coletas estão sendo realizadas na Central de Coleta e Testagem que está funcionando no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica do Município, a ampliação da testagem, sobretudo de quem está sintomático, é uma das medidas necessárias para frear o avanço da doença. “Todas as coletas realizadas na Central de Coleta e Testagem às segundas-feiras serão enviadas, em carro próprio, para o Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz – Lacen/BA, em Salvador, a fim de tornar este processo o mais célere, e às quartas-feiras, as amostras serão enviadas para o Lacen/BA com o apoio do Núcleo Regional de Saúde”, destacou Lucas Andrade.

Neste início de 2022, a positividade de casos vem crescendo e, simultaneamente, os casos de síndromes gripais com sintomas que se confundem com os da Covid-19. Segundo a subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues, essa é uma iniciativa importante que reforça a preocupação da Gestão Municipal com a garantia do acesso do cidadão ao serviço de saúde.

“A ampliação dos pontos de testagem da Covid-19 é um reforço necessário para que mais pessoas tenham acesso ao serviço. Ressaltamos que temos na Central de Coleta e Testagem uma equipe com três coletores, dois notificadores e uma equipe para acolhimento e, as coletas e testagens continuam na Central de Triagem no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, bem como no Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra”, disse a subsecretária.

Dircom/PMB 24.01.2022