Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade inicia programação da Semana do Meio Ambiente com a instalação da nova sede do PrevFogo, em Barreiras

Iniciando as atividades da Semana do Meio Ambiente e comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente neste dia 5 de junho, a Prefeitura de Barreiras preparou uma intensa programação através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade  e em parceria com diversos órgãos públicos para tratar do tema “ Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”.

Buscando conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, descarte correto de resíduos orgânicos e descartáveis, serão realizadas ações, palestras e participação da população. Para marcar o início das ações, na manhã desta segunda-feira (5), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade fez oficialmente a entrega da nova sede do PrevFogo Barreiras, localizada na rua Boa Vista, em Barreirinhas.

O secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior esteve acompanhado da subsecretária Marisa Costa; do coordenador de educação ambiental, Ronaldo Ursulino e equipe técnica da Secretaria para a entrega da sede, que ainda contou com a presença do chefe da unidade técnica do Ibama Barreiras, Reber Miranda; supervisor estadual do PrevFogo, Leonardo Souza; chefe esquadrão regional Reginaldo Barros e os chefes de brigada Marcio Vieira e Davi Araújo, respectivamente.

“A entrega da nova sede inicia as atividades do município em comemoração à Semana do Meio Ambiente, proporcionando um local adequado para os 31 brigadistas e toda equipe técnica, que fazem um trabalho de excelência em toda região. Além dessa atuação em campo, as equipes de brigadistas têm nos dado apoio nas ações de recuperação de nascentes, plantio de árvores em áreas degradadas pelo fogo, formação da brigada voluntária na comunidade de Rio de Pedras, apoio no viveiro de mudas nativas do cerrado, recuperação de áreas de proteção permanente e limpeza do Rio Grande. Essa pactuação só fortalece nosso trabalho para a preservação do meio ambiente, que é pensada de forma ampla, sustentável e integrada”, destacou o secretário.

O chefe da unidade técnica do Ibama Barreiras, Reber Miranda, agradeceu a parceria da Prefeitura em todas as ações do PrevFogo, que tem executado um papel fundamental no manejo de queimadas no Oeste da Bahia. “Essa parceria, planejamento e estratégias para protocolos de manejo das queimadas têm sido essenciais para o sucesso de nossas ações no PrevFogo. Hoje com a entrega desse espaço, com estrutura de salas amplas, dormitório, refeitório e almoxarifado, reforçamos ainda mais o empenho da brigada, que além de Barreiras e região, ainda atende todas as áreas de queimadas em âmbito nacional”, disse Reber.

A programação segue nesta segunda com a roda de conversa sobre gestão de resíduos sólidos urbanos no auditório da UFOB. Na terça-feira (6), haverá ainda a distribuição de mudas nativas do Cerrado na Praça Castro Alves e na quarta-feira (7), o reflorestamento da nascente na comunidade de Mata da Cachoeira no Vale do Rio de Janeiro.

Dircom/PMB- 5.6.2023