Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços realiza visita técnica a novo empreendimento de mineração em Barreiras

Com capacidade de produção diária de 1200 toneladas de pedra britada, a pedreira deve gerar cerca de 80 empregos diretos e indiretos

Crescimento e geração de empregos. O município de Barreiras voltou a ser considerado o polo de desenvolvimento do Oeste com a geração de emprego e inauguração de empreendimentos nos setores de comércio e serviços, acadêmico e instituições financeiras. Através do programa Desenvolve Barreiras e do Projeto Facilitando, a proposta do governo municipal é oferecer uma nova realidade na diversificação da economia local.

Na tarde de quinta-feira, 27, o secretário de indústria, comércio e serviços Carlos Costa juntamente com o subsecretário Roberto Carvalho e equipe técnica fizeram uma visita ao novo empreendimento de mineração, a primeira pedreira em Barreiras. As obras já foram iniciadas, e a localização na zona rural, no povoado de Vereda das Lages já está gerando mais de 20 empregos, ao final mais de 80 novos postos de trabalho diretos e indiretos serão efetivados.

A pedreira é uma empresa do grupo Tropical Empreendimentos, que segundo o empresário Almir Ramos é genuinamente barreirense. Acompanhando a visita, Almir explicou que o projeto obedece todas as especificações ambientais e técnicas e o investimento ultrapassa R$ 5 milhões de reais.

“Estamos em ritmo acelerado com as obras, conseguimos a parceria com os produtores rurais na cessão de terra para abertura da estrada, a energia elétrica já foi instalada, tudo isso com recursos próprios. Além disso, contamos com o apoio da Secretaria de Indústria e Comercio e também da Secretaria de Meio Ambiente, que nos acompanhou durante todo o projeto de licenciamento ambiental. Essa pedreira é mais um investimento da Tropical, e uma oportunidade para empresas e consumidores de comprar brita a preço justo”, disse o empresário.

Na ocasião, o secretário Carlos Costa conheceu todo projeto de instalação da empresa, locais de retirada de minério e aspectos técnicos da britadeira, que pode retirar até 90 toneladas hora de pedra na 1ª etapa.

“Barreiras ganha mais um grande empreendimento. A nova pedreira é a primeira do município, e vai permitir uma abertura de mercado, concorrência e frente de venda, beneficiando assim diretamente os consumidores da construção civil. Outro ponto de vista positivo é a geração de emprego e renda, não só aqui na mineração, mas em todo entorno do povoado com a chegada de novos comércios, ônibus, abertura de empresas e ICMS para o município. Tudo isso movimenta a cadeia comercial e de serviços”, destacou Carlos Costa.

O presidente da associação dos moradores do KM30, Rondenilson Abreu comemora a chegada do investimento na comunidade. “Todos os moradores estão felizes com a pedreira, só nestes primeiros dias muitos pais e mães de família da localidade já estão se preparando para buscar emprego, sem falar que futuramente poderemos comprar brita dentro do município, com preço bem melhor”, finalizou Rondenilson.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo