Secretaria de Educação promove sanitização dos ônibus escolares para garantir segurança na volta às aulas em Barreiras

Com a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino na segunda-feira (15), uma série de medidas prévias de segurança vem sendo cumprida pelas equipes da Secretaria de Educação de Barreiras. Nesta sexta-feira (12), os diretores das escolas estão recebendo itens de proteção individual, álcool gel e sabonetes líquidos para serem entregues aos professores e funcionários das escolas. Além disso, todos os ônibus que compõem a frota do transporte escolar estão passando por um processo de sanitização que será finalizado no sábado (16).

Enquanto os veículos são preparados para receber os alunos, motoristas e monitores passam por uma capacitação sobre as medidas sanitárias para prevenção à Covid-19. Higienização interna dos veículos antes de iniciar cada ciclo de transporte, aferição de temperatura dos alunos ao adentrarem nos ônibus, sinalização dos bancos, distanciamento de dois metros no embarque e desembarque, uso de máscaras de proteção e a atualização das listas de frequências são pontos ressaltados durante a capacitação dos profissionais.

“Estamos com todos os cuidados para que o protocolo geral de segurança sanitária aprovado para o Município de Barreiras para a retomada das aulas, seja implementado. Esta preparação dos motoristas e monitores é fundamental para que eles saibam como agir, por exemplo, no caso de um aluno estar febril ou com sintomas gripais. Após a sanitização, os ônibus serão higienizados diariamente. Nas escolas os cuidados também serão observados, professores, servidores e alunos receberão máscaras e terão à disposição itens necessários para higiene das mãos”, destaca a secretária de Educação, Cátia Alencar.

A retomada das aulas na rede municipal de ensino será realizada de forma escalonada, obedecendo ao planejamento da Secretaria de Educação. Na segunda-feira (15) o ano letivo será aberto para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Já os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, retornarão às aulas a partir do dia 22 deste mês e os da Educação Infantil, a partir de 1º de março.