Secretaria de Educação de Barreiras realiza Workshop para professores e demais profissionais de educação

Esta segunda-feira (19), foi voltada para a interatividade e conhecimento entre professores, gestores, coordenadores e técnicos em educação de Barreiras, que participaram do Workshop realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O encontro aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e contou com profissionais da rede municipal, a secretária Gabriela Nogueira, a subsecretária Cátia Alencar e da diretora pedagógica, Aldeci Queiroz.

O Workshop para professores e demais profissionais de educação está sendo realizado em parceria com a Editora FTD, dentro do Projeto Educa Barreiras. Conforme a secretária, a proposta é despertar nos educandos as novas metodologias que contribuam no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental I, II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Temos hoje a oportunidade de discutir o nosso cenário municipal, trazendo novas possibilidades e tecnologias que possam nos auxiliar e superar algumas situações de uma educação que devido à pandemia, teve consequências negativas”, destacou Gabriela Nogueira.

Dentro da programação pela manhã, o professor e doutor em educação Júlio Furtado, abordou na palestra o tema “Aprendizagem, Currículo e Avaliação na Escola pós-pandemia”. Para o pedagogo que já proferiu mais de 2.500 palestras em mais de mil cidades brasileiras e cursos no exterior, o momento foi de pensar como traçar novas estratégias para a aprendizagem e resgatar a educação dentro das escolas. Já no período da tarde, a professora e mestre em história e culturas políticas, palestrou sobre “Novo Fundeb: Condicionalidades do VAAR”.

A subsecretária Cátia Alencar explica que o momento é oportuno para o processo de construção e de melhoria na qualidade da educação no município de Barreiras. “Nosso principal objetivo nesse encontro foi de retomar as discussões sobre a aprendizagem e as dificuldades que estamos enfrentando para recompor o processo educacional, principalmente pós-pandemia, pois trouxe um prejuízo muito grande para a educação municipal. Temos buscado estratégias e hoje essa palestra com Júlio Furtado foi uma possibilidade de despertar interesse e novos métodos para serem desenvolvidos em sala de aula”, pontuou.

Dircom/PMB – 19.09.2022