Secretaria de Educação de Barreiras promove Formação Continuada com professores de escolas multisseriadas do campo

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Diretoria Pedagógica, realizou nesta sexta-feira, 15, a Formação Continuada em Serviço das Escolas Multisseriadas do Campo. Na sala de treinamento do Centro de Estudo, Formação e Atendimento Educacional Dr. Renato Gonçalves- Cefaee, as profissionais de educação de quinze escolas municipais localizadas nos povoados e comunidades rurais do município, participaram das atividades pedagógicas, administrativas e integrativas.

Pela manhã, a formação foi iniciada pelas professoras Oquitalina, Mailza e Vanessa que conversaram com as educadoras e tiraram dúvidas, principalmente sobre informes administrativos, evasão escolar, preenchimento de documentação e outros. A professora Lidian Beatriz falou sobre a parte pedagógica, os componentes curriculares e a condução do profissional de educação no processo de aprendizagem nas escolas do campo. No período da tarde, a professora Luciene Alves desenvolveu a oficina de matemática com foco na numeracia 5.0 associada a tecnologia, para estimular por meio do professor, o entendimento das crianças, despertando interesse e maior dinâmica durante as aulas de matemática.

A professora Elaine Pereira dos Santos, que leciona na Escola Municipal Malha do Jatobá, elogiou as atividades e reforçou a importância dos processos de formação continuada para a qualificação do trabalho docente. “Esse é um momento de aprender, tirar dúvidas e compartilhar experiências. Com certeza, os professores vão sair daqui com uma bagagem de conhecimento muito maior, e levando isso para sala de aula, estamos beneficiando o aprendizado das crianças do campo”, disse.

A secretária de educação, Gabriela Nogueira explicou que a formação continuada é uma ferramenta didática permanente na proposta educacional do município. “ A capacitação e integração com todos os professores e colaboradores da rede municipal é fundamental, e isso permite que eles estejam continuamente bem informados e atualizados sobre as novas tendências educacionais. Disponibilizamos a formação para os professores da sede e do campo, permitindo que o educador agregue conhecimento e que seja capaz de gerar transformação, impacto no contexto profissional e escolar, seja na cidade ou na zona rural”, finalizou a secretária.

Dircom/PMB 15.07.2022