Secretaria de Educação de Barreiras promove capacitação em Robótica para professores da rede municipal

Seguindo com a proposta de executar programas e projetos na área educacional e com o olhar voltado para as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras promove Capacitação sobre o uso da Robótica para os professores da rede municipal que irão atuar nas Escolas Municipais Celso Barbosa, Mirandolina Ribeiro de Macêdo e Prof. Itarajú Queiroz, inauguradas e entregues às comunidades em 2020 e reúnem modernidade, sustentabilidade, conforto e qualidade.

Nesse primeiro momento, seis professores estão aprendendo na prática a importância da Robótica nas propostas pedagógicas, e dentro das oficinas de montagem estão aprendendo também sobre programação. Vivenciando a proposta apresentada e ministrada pelo coordenador pedagógico do Grupo Educação Digital de Recife, Aldery Cavalcanti, a professora Jailda Caires, da turma do 4° ano da Escola Municipal Celso Barbosa, falou da importância da capacitação e como a robótica será utilizada nas aulas.

“A iniciativa, proposta pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, é muito interessante, nossos alunos estão ansiosos pelas aulas no Laboratório de Robótica e acredito que as aulas serão mais dinâmicas, poderemos alinhar os conteúdos da sala de aula com o que é desenvolvido na robótica”, enfatizou.

Cada escola recebeu um kit de robótica com peças e funções, além de livros que auxiliam os professores na elaboração das aulas. Nesta terça-feira (30), além de conteúdos didáticos, os professores montaram a estrutura de um semáforo e uma plataforma de petróleo, ambas as atividades auxiliam nas aulas de ciências, matemática e geografia.

Conforme a subsecretária Cátia Alencar, a aprendizagem escolar associada à robótica leva o estudante a ter mais concentração, capacidade de organização e ainda no desenvolvimento de atividades escolares que demanda concentração e criação.

“As escolas novas, construídas e entregues em 2020, receberam um Laboratório de Robótica, assim como o Colégio de Aplicação Octavio Mangabeira Filho que passa a integrar também esse projeto piloto no próximo ano. Dessa maneira estão acontecendo capacitações com professores com o objetivo de compreender o uso dessa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem através das disciplinas que eles já ministram. A robótica irá colaborar ainda mais nas aulas práticas dos professores, tornando-as mais atrativas e dinâmicas com o uso das tecnologias da informação”, destacou Cátia.

Dircom/PMB 30.11.2021