Secretaria de Educação de Barreiras inicia comemorações da Independência com desfiles cívicos nas escolas

Em Barreiras, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer deu início às comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil com os desfiles cívicos nos bairros. As duas primeiras unidades escolares a mobilizar os estudantes para saudar a Pátria foram a Escola Municipal Santa Luzia, no bairro de mesmo nome, e a Dr. Abílio Farias, no povoado do Mucambo, nesta manhã de sexta-feira (2). A programação se estende até o dia 9 deste mês. No dia da Independência (7), será realizado o tradicional Desfile Cívico, na Avenida Clériston Andrade.

A agenda comemorativa ao bicentenário da Independência foi construída pela Secretaria de Educação e socializada entre as demais entidades participantes do desfile cívico, considerando quatro etapas distintas. “Após a pandemia, retomamos este importante momento para nós brasileiros. Então, iniciamos hoje com os desfiles dos bairros e daremos sequência à programação com momentos cívicos nas unidades escolares, no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger e o tradicional desfile do Sete de Setembro”, explica a secretária Gabriela Nogueira.

Os estudantes da Escola Municipal Santa Luzia percorreram ruas do bairro, acompanhados pela fanfarra do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Já os estudantes da Escola Municipal Dr. Abílio Farias, desfilaram com o apoio da Fanfarra do Colégio Eurides Sant’Anna. Na próxima terça-feira (6), o evento terá sequência nas escolas municipais Paulo Freire, Professor José Agostinho Porto, Francisco Joaquim de Lima, Santa Luzia (Rio de Pedras) e Colégio Municipal São Francisco de Assis.

Os desfiles e apresentações nos bairros serão encerrados na sexta-feira (9), com a participação dos estudantes das escolas municipais São João, Luzia Gonçalves de Souza, Centro de Aprendizagem Paulo Machado e CMEI Edna dos Passos.

Dircom/PMB – 02.09.2022