Secretaria de Cultura e Turismo inicia visitas técnicas para propor melhorias em atrativos turísticos de Barreiras

Com a proposta de valorizar os atrativos naturais destinados ao turismo de Barreiras, dotando os espaços de melhor infraestrutura e preservando o meio ambiente, por meio do uso de práticas sustentáveis, a Secretaria de Cultura e Turismo iniciou, nesta quinta-feira (10), um cronograma de visitas técnicas aos pontos turísticos da cidade. A iniciativa integra o Plano Municipal do Turismo e busca ainda oferecer aos visitantes, equipamentos mais organizados e estruturados.

O Mirante Kipá, na Serra da Bandeira, e o Balneário da Prainha, próximo à UFOB foram os primeiros a serem vistoriados pelos profissionais da Secretaria de Cultura e de Infraestrutura que analisaram as condições de cada espaço e anotaram as prioridades e necessidades de adaptações e melhorias. “Após a visita iniciamos a elaboração de um projeto com todas as sugestões e adaptações que necessitam ser realizadas naqueles locais, por fim, este projeto será apresentado para apreciação do prefeito”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Jéferson Barbosa.

Dentre as sugestões para a Mirante Kipá está a ampliação do guarda-corpo, portal de acesso com sinalização, rampas de acessibilidade e iluminação. A ideia é que as melhorias sejam realizadas com a utilização de materiais rústicos e que façam parte do cenário já existente, como pedras e restos de árvores. Já na Prainha a proposta é dotar o espaço de melhores condições para os usuários, com instalação de banheiros, churrasqueiras, quiosques, melhoria do acesso e iluminação.

O Balneário das Três Bocas, no Rio de Ondas, será o próximo ponto turístico a ser visitado pelas equipes compostas pelo coordenador de Cultura, André Vasco, subdiretor de Turismo, Tiago Santos e pela arquiteta e assessora especial da Secretaria de Infraestrutura, Daniela Pimentel.

Dircom/PMB – 10.3.2023