Secretaria de Assistência Social, SENAI e Ministério Público do Trabalho lançam o projeto de formação profissional “Futuro na Medida”

O projeto será lançado oficialmente no dia 22 de agosto e a parceria visa mudar a vida de jovens e mulheres em vulnerabilidade social em Barreiras

Um novo olhar para a vida social e profissional, oportunidade, empreendedorismo e valorização dos jovens e mulheres em vulnerabilidade social. Esses são os objetivos do projeto de formação profissional “Futuro na Medida” implantado em Barreiras através da parceria entre a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Ministério Público do Trabalho-MPT e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI Barreiras.

A apresentação do projeto aconteceu na última quinta-feira, 01, no auditório da Secretaria de Assistência Social e Trabalho com a presença da secretária Karlúcia Macêdo, o Procurador Geral do MPT, Dr. Hélio Cardoso, da gerente de negócios da unidade SENAI, Dalita Dutkievicz, coordenadores das quatro unidades do Centro de Referência Assistência Social-CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social e a equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher- CRAM, além de técnicos e assistentes sociais do município.

Durante a apresentação, a assessora técnica Denise Mesquita explicou que o projeto é um acordo entre os poderes público e privado, formatado para atender adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa ou em liberdade assistida no município e as mulheres em situação de violência familiar com dependência financeira de seu agressor. “O Futuro na Medida é um projeto que buscamos junto ao Ministério Público do Trabalho, e o SENAI também abraçou a causa nos ajudando levar a qualificação profissional e novas oportunidades para esses jovens e mulheres, que além da aprendizagem poderão fortalecer os vínculos familiares, sociais e autoestima”, disse Mesquita.

O procurador do MPT, Dr. Hélio Cardoso salientou o compartilhamento da rede de assistência, a parceria e principalmente a mudança que podem impactar na vida dos vulneráveis que serão atendidos pelo projeto. “Tudo na vida depende da busca, da luta e força. Conseguimos colocar em prática esse projeto, com todos esses ingredientes e temos certeza, que todos os participantes poderão sentir durante o processo de aprendizagem, a importância de lutar, de mudar os comportamentos e as iniciativas de empreendedorismo. Vamos acompanhar passo a passo o Futuro na Medida com a Secretaria de Assistência Social de Barreiras”, garantiu o procurador.

O projeto oferecerá 08 cursos profissionalizantes com mais de 180 vagas, com formação na área de padaria e confeitaria, pedreiro polivalente, pintor de obras, mecânico de manutenção de motocicletas, corte e costura sob medida, eletricista instalador residência de baixa tensão, auxiliar de operações logísticas e torneiro mecânico.

“Estaremos lançando oficialmente o projeto “Futuro na Medida” no dia 22 de agosto, mas já estamos no processo de efetuar as inscrições com nossos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa ou em liberdade assistida, e as mulheres vítimas de violência familiar que dependem financeiramente de seus agressores. Esse projeto é inovador, acolhedor e tem o propósito de trazer nossas perspectivas para a vida dos participantes. São mais de 180 pessoas que estarão sendo profissionalizadas e acompanhadas pelo SENAI, além do acompanhamento pelos nossos equipamentos sociais. Sinceramente, estamos comemorando muito a chegada desse projeto no município”, disse a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo