Secretaria de Assistência Social e Trabalho realiza Seminário sobre “ A defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente sob a perspectiva do Sistema de Garantia de Direitos – SGD”, em Barreiras

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Semast), realizou na quarta-feira (25), um Seminário com a Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes, trazendo como tema central “A defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente sob a perspectiva do Sistema de Garantia de Direitos – SGD”. Essa atividade faz parte da programação da Campanha Faça Bonito, que vem sendo realizada ao longo do mês pelos equipamentos que compõem a rede socioassistencial.

O Seminário aconteceu no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e contou com a presença da Secretária de Assistência Social e Trabalho, Maritânia Gonçalves; do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Diego Toyonaga; da Diretora da Proteção Social Especial da SEMAST e Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tatiara Lívia; da Diretora de Proteção Social Básica da SEMAST, Thaís Ribeiro; da Conselheira do Conselho Tutelar de Barreiras, Maria Sueli e demais coordenadores dos equipamentos socioassistenciais públicos e privados, trabalhadores do Suas, SUS, Conselhos Setoriais e de Direitos e Gestores Escolares.

A psicóloga e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marília Machado, mediou a mesa de trabalho do Seminário que foi composta pelo Defensor da 8ª Defensoria Pública Regional de Barreiras, Walter Iannone e a Delegada Titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Marília Durães.

Para a secretária de Assistência Social e Trabalho, esse Seminário teve por objetivo promover um diálogo entre os atores da rede e do sistema de garantia de direitos para abordar a atuação dos mecanismos de proteção como forma de prevenção para minimizar danos ocasionados pela violação de direitos das crianças e dos adolescentes. “Importante dizer que, para que haja resultados mais positivos e expressivos neste combate é necessário que haja articulação, participação e parceria, a exemplo deste momento”, frisou Maritânia Gonçalves.

Dircom/PMB 27.05.2022