Secretária de Assistência Social e Trabalho participa da reunião do COEGEMAS-BA e Barreiras assume titularidade da Câmara Técnica SUAS Bahia Mais Rural

Durante os dias 20 a 24 de março, a Secretária de Assistência Social e Trabalho, Dicíola Figueirêdo de Andrade Baqueiro, participou da reunião promovida pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia (COEGEMAS/BA) em Salvador. Na oportunidade, acompanharam ainda a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a Subsecretária Maritânia Carvalho, a psicóloga e Assessora Marília Machado e demais assessores da Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

A primeira reunião ordinária do COEGEMAS discutiu o plano de trabalho e a mobilização da PEC 383, que será votada em abril e prevê o repasse de 1% da receita corrente líquida (RCL) da União para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Na manhã de terça-feira, 22, a reunião da Comissão Intergestores Bipartite, contou com a presença do Secretário Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, André Quintão, vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, a Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Fabya Reis e a Superintendente de Assistência Social, Leísa Mendes, que apresentaram o Plano Estadual 2023-2026 e a proposta de monitoramento da implantação do SUAS Bahia Mais Rural.

A secretária Dicíola Baqueiro comemorou a titularidade do SUAS Bahia Mais Rural, onde Barreiras passa a representar os municípios de grande porte e a eleição de titular de articulação territorial da Bacia do Rio Grande.

“Essa reunião e toda programação foi muito proveitosa e estratégica para mostrarmos as ações socioassistenciais de Barreiras, e ainda nos deu oportunidade de sermos titulares no SUAS Bahia Mais Rural e articuladores territorial da Bacia do Rio Grande. Assim, poderemos traçar inquisições envoltórias da gestão do SUAS e resoluções, além de fortalecer os serviços na cidade e no campo, direcionando sempre nossos serviços para quem mais precisa”, finalizou.

Dircom/PMB- 24.3.2023