Secretaria de Assistência Social e Trabalho lança Guia de Proteção às Mulheres de Barreiras

Com o objetivo de auxiliar a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, lançou nesta quarta-feira (29), o Guia de Políticas de Proteção às Mulheres de Barreiras. O material orientativo apresentado na sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), foi desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Secretaria de Saúde, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Ronda Maria da Penha e Defensoria Pública.

A cartilha conta com orientações, telefones de instituições representativas e protetivas, composição da Rede de Proteção para a mulher e, o passo a passo para ter acesso à Rede Pink. No guia de orientações traz também dados da violência contra as mulheres em 2020, onde a Ronda Maria da Penha verificou 3.745 ocorrências e 16 prisões. Na abertura do evento, a presidente do Conselho e secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, destacou que a violência contra a mulher é uma das principais formas de violação de Direitos Humanos no mundo, e o Guia de Proteção às Mulheres busca orientar toda a sociedade sobre seus direitos e principalmente, onde denunciar os agressores.

“As políticas públicas de proteção às mulheres contribuem na prevenção ao feminicídio, dessa maneira, esse guia elaborado a várias mãos irá ajudar e orientar toda população sobre essa prática de violência, principalmente contra as mulheres. Agradeço a participação de todos neste evento e das instituições parceiras na elaboração deste Guia. Essa é uma campanha que precisamos levar para todos”, pontuou Karlúcia Macêdo.

Conforme o vice-prefeito, Emerson Cardoso, a Rede de Proteção às Mulheres é instruída para articular serviços públicos com ações coordenadas através das políticas públicas desenvolvidas no município com instituições parceiras. “A Prefeitura de Barreiras sempre esteve à frente dessa causa que é a valorização da mulher, para isso, várias políticas públicas são desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e demais Secretarias visando o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção à violência e de construção e promoção da autonomia da mulher. Tenho certeza que esse Guia de Políticas de Proteção às Mulheres de Barreiras irá contribuir no direcionamento e na assistência”, comentou Emerson Cardoso.

O evento contou ainda com a presença da primeira-dama Marisete Bastos; delegada da DEAM, Drª Marília Durães; defensora pública, Drª Laís Daniele; coordenadora da Ronda Maria da Penha, Ten. Nina; coordenadora do CREAS, Tatiara Lívia; coordenadora do CRAM, Kharola Mesquita; Ten. Maria Aparecida Gomes, representando o 4ºBEC; o procurador geral do município, Dr. Túlio Vian; chefe de gabinete, Jeferson Barbosa; presidente da OAB, Alessandro Brandão, a conselheira municipal dos Direitos da Mulher, Lily Castilho; ainda representantes do Conselho Tutelar, Instituições, secretários e demais coordenadores municipais.

Dircom/PMB – 30.09.2021