Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras pauta encontro sobre política social entre Secretários Municipais da Bacia do Rio Grande

Barreiras, Capital do Oeste, sediou nesta quarta-feira,7, o Encontro entre os Secretários Municipais de Assistência Social da Bacia do Rio Grande e representantes dos Conselhos de Direitos. A reunião é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, com a proposta de discutir a pauta de políticas públicas e pactuação interinstitucionais para ampliação dos serviços oferecidos à população do Oeste.

Recepcionados pela secretária da pasta, Dicíola Baqueiro, subsecretária Maritânia Carvalho, o presidente do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes, Anderson Barbosa e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marília Machado foram convidados os gestores e secretários dos municípios de Formosa do Rio Preto, Baianópolis, Cotegipe, Mansidão, Santa Rita de Cássia, Wanderley, Riachão das Neves, Luís Eduardo Magalhães, Catolândia, Angical, Buritirama, Cristópolis e São Desidério, além de representantes de conselhos municipais.

A secretária Dicíola abriu o encontro, destacando a importância da articulação com os municípios da Bacia do Rio Grande, para que se possa fazer um enfrentamento em questões estratégicas, visando projetos coletivos. “O diálogo é essencial para que, juntos, possamos fazer ações que minimizem os impactos da vulnerabilidade”, disse.

A representante da Secretaria de Assistência Social de Cotegipe, Márcia Lopes, elogiou o encontro reforçando a importância de pensar conjuntamente as estratégias regionais para a área social. “ Vivenciamos diversas circunstâncias diariamente, de forma diferente e também com recursos diferentes. Esse encontro cumpre o papel institucional de aproximar os gestores da região para troca de ideias e experiências”, destacou.

Durante as apresentações de dados e atividades socioassistenciais, a secretária Dicíola enfocou dois pontos principais de abordagem do encontro, com a escuta das experiências em cada município e o processo de criação do Fórum Territorial de Gestores de Assistência Social.

“Sabemos dos desafios que enfrentamos em cada município e as suas particularidades, mas nosso foco é pensar de forma articulada como alinhar ações para criação do Fórum Territorial de Gestores de Assistência Social, abrindo assim, um espaço permanente para discussão das políticas públicas. Então, essa reunião foi mais uma oportunidade de dividir com os demais secretários, as experiências, desafios e perspectivas da gestão regional, que podem sim, ter avanços positivos nas pactuações da política social”, finalizou a secretária Dicíola Baqueiro.

O próximo encontro está agendado para o dia 06 de julho, reforçando a importância de participação de todos os municípios da Bacia do Rio Grande.

Novo endereço– A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras está funcionando em novo endereço, localizada na Avenida Ahylon Macedo, nº 1074, telefone para contato (77) 3614-7200.

Dircom/PMB- 7.6.2023