Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras continua assistindo famílias afetadas pelas chuvas através dos CRAS em suas áreas de abrangência

Como forma de minimizar os impactos provocados pelas chuvas que atingiram o município no final de dezembro e com permanência em janeiro, a Prefeitura de Barreiras disponibilizou de imediato, três pontos de apoio para abrigamento das famílias que naquele momento tiveram que deixar suas casas por consequências das chuvas ou por recomendação da Defesa Civil, sendo acolhidas no Colégio Municipal Padre Vieira, na Associação Amigos do Oeste da Bahia (AMOB) e no Albergue São José.

Entre os dias 26 de dezembro até 03 de janeiro, mais de 28 comunidades rurais já foram atendidas e 32 pessoas foram abrigadas no Colégio Municipal Padre Vieira, 14 na Associação Amigos do Oeste da Bahia (AMOB) e 05 pessoas no Albergue São José. Mais de 25,66 toneladas de alimentos, roupas e cobertores foram doados, 2.250 litros de água mineral e 225 unidades de colchões que foram distribuídos para 1.163 famílias na cidade e na zona rural.

Superado esse momento, desde terça-feira (4), essas famílias passaram a ser assistidas e acompanhadas pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) em suas áreas de abrangência, que continuam recebendo doações e atendendo tanto famílias da cidade, como da zona rural, contando com a retaguarda do Albergue São José e da AMOB, já que o Colégio Municipal Padre Vieira voltou às suas atividades educacionais normais.

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras também tem colaborado com apoio às famílias dos municípios de Angical e Wanderley com doação de donativos como cestas de alimentos, água mineral e roupas diversas. A mobilização continuará ao longo dos próximos dias, com previsão de encerramento até final de janeiro.

De acordo com a secretária Karlúcia Macêdo, ainda há famílias acolhidas no Albergue São José e na AMOB. As arrecadações de donativos continuam acontecendo na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, nº 149 – Centro Empresarial Barreiras – Vila Rica, ao lado da rodoviária.

“Apesar das fortes chuvas que caíram em todo o estado no final de 2021, graças a Deus nossa cidade hoje conta com infraestrutura adequada e a gestão municipal agiu rápido montando uma força-tarefa para dar assistência às famílias que infelizmente foram afetadas, diminuindo as dificuldades e promovendo o amparo com celeridade. Agradecemos a sociedade barreirense pelo apoio ofertado neste momento que contribuíram nesse acolhimento com doação de alimentos, material de higiene e limpeza, entre outros itens”, destacou Karlúcia.

Dircom/PMB – 07.01.2022