Saúde Humanizada: Prefeitura de Barreiras realiza reunião para implantação do COAPES no município

Com o objetivo de implantar o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) no município de Barreiras, um encontro reuniu instituições de ensino e a gestão da Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (09) para apresentar as tratativas que pretendem qualificar a integração ensino-aprendizagem e a educação permanente no município de forma igualitária, envolvendo pactuações.

A reunião, na sede da Secretaria de Saúde contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica da Bahia (IFBA), Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), Faculdade São Francisco de Barreiras, (FASB), Colégio Batista, SOSERV Cursos e o Centro de Treinamento de Saúde (CTS).

Para o secretário Anderson Vian, esse foi um importante momento para Barreiras, onde foi possível dar andamento ao Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde. “Esse será o primeiro Coapes estabelecido na região Oeste da Bahia, que concentrará todas as instituições de ensino técnico e superior para se estabelecer vínculos e parcerias com a rede pública e privada do município. É um momento muito importante que está sendo promovido pela Prefeitura de Barreiras e favorecerá no progresso do nosso município e região. Já no próximo dia 27 estaremos reunidos novamente para definir as ações e a assinatura do contrato”, destacou Anderson Vian.

O Coapes é o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde e suas diretrizes foram publicadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial no 1.127 de 06 de agosto de 2015, tendo como principal objetivo o fortalecimento da integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando o acesso aos cenários de prática, como estágios e aulas práticas, para estudantes de graduação dos cursos da saúde e ambiente e estudantes das residências em saúde.

Ainda segundo o secretário de saúde, com a contratualização do Coapes, se pretende garantir além do acesso do ensino superior aos estabelecimentos de saúde como ambientes para prática, também direcionar esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior com a melhoria dos indicadores de saúde e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde no município de Barreiras.

  • Compartilhe: