Saúde Humanizada: Prefeitura de Barreiras realiza mais um Mutirão de Catarata e Pterígio

Dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 30 e 31 de julho, mais uma etapa de Cirurgias Eletivas no município. Dessa vez, 350 pacientes regulados pela Central Integrada de Regulação (CIR) fizeram a cirurgia de catarata e 58 pacientes de pterígio, alcançando assim, o objetivo de reduzir a demanda reprimida e a fila de espera.

A cirurgia de catarata é considerada de baixa complexidade e a recuperação do paciente é bem rápida. Todos os procedimentos aconteceram no Hospital Municipal Eurico Dutra e contaram com a presença da secretária de saúde em exercício, Jamile Rodrigues; coordenadora da CIR, Joselia Nunes; diretora do Hospital, Noemi Fonseca e os profissionais da saúde, que auxiliaram durante os procedimentos nos dois dias.

Aos 81 anos, o morador do bairro Vila Amorim, Adolpho Lopes, aguardava pelo momento da cirurgia de catarata. “Pela primeira vez irei operar do meu olho direito, cheguei bem cedo para a triagem e estou muito confiante pelo sucesso da cirurgia. Espero poder melhorar minha visão após esse procedimento, porque a idade vai chegando e alguns cuidados são necessários”, contou confiante.

A coordenadora da CIR explica que as Cirurgias Eletivas seguiram todos os protocolos sanitários necessários, com agendamento antecipado. “Zeramos mais uma vez a fila de espera para catarata e pterígio em nosso município. A proposta era justamente essa, de alcançar os pacientes com qualidade e presteza, para isso, montamos uma estrutura de dias e horários diferentes, um espaço organizado para triagem e realização das cirurgias”, destacou Joselia Nunes.

Conforme Jamile Rodrigues, além do mutirão realizado neste final de semana, as Unidades de Saúde também realizam o acompanhamento e agendamento de pacientes tanto da cirurgia de catarata como de pterígio.

“Sabemos que, se a catarata não for tratada o paciente pode até perder a visão, assim, seguimos com mais esse mutirão de cirurgias eletivas com o objetivo de diminuir a fila de espera para esses dois procedimentos. Todos esses pacientes já estavam sendo acompanhados nas Unidades de Saúde, com triagem e agendamento. Esse é um momento de muita felicidade, porque traz para esses pacientes uma melhor qualidade de vida e bem-estar”, pontuou a secretária em exercício.

Dircom/PMB – 01.08.2022