Roda de Conversa sobre “Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos” com acadêmicos marca discussão sobre temática da Semana do Meio Ambiente em Barreiras

Uma tarde de informações e debates que estimulam a educação ambiental marcou o início da Semana do Meio Ambiente em Barreiras. Nesta tarde de segunda-feira (5), no auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Oeste da Bahia-UFOB, os acadêmicos e professores receberam a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, para uma Roda de Conversa sobre o tema “Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos”, fazendo parte da programação que se estende por toda semana na zona urbana e rural. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a UFOB, UNEB e Consid.

Na abertura, a professora de Engenharia Sanitária Ambiental, Suzy Freitas, destacou a importância da presença dos acadêmicos e a necessidade de envolvimento direto nos projetos ligados à educação ambiental, que serão implantados em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Acompanharam o encontro, a subsecretária de Meio Ambiente, Marisa Costa, o coordenador de educação ambiental Ronaldo Ursulino, a superintendente administrativa do Campus, Adriana Migliorini Kieckhofer, professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Sanitária Ambiental, Biologia e Geologia.

Para a subsecretária Marisa Costa, a roda de conversa é uma oportunidade de compartilhar as ações da Secretaria, e ainda detalhar a implantação e adequação da área do antigo lixão de Barreiras. “Desde março de 2023 iniciamos as obras de recuperação e adequação do antigo aterro controlado, que por mais de 30 anos recebeu resíduos de origem domiciliar, comercial gerados em Barreiras e que não possuíam coleta seletiva. Tínhamos uma estimativa que mais de 100 toneladas de resíduos em média eram enviadas para o aterro sanitário todos os dias, sem um conjunto adequado de diretrizes. E hoje, a Secretaria já realiza atividades que buscam reduzir a mobilidade, toxicidade e volume dos contaminantes e estabilização do solo, com a recuperação de toda a área degradada”, disse a subsecretária.

O coordenador de educação ambiental, Ronaldo Ursulino foi o mediador da roda de conversa, apresentando dados sobre o descarte incorreto de lixo nos bairros, queimadas e projetos que serão implantados para minimizar os impactos ambientais.

“Esse envolvimento do Poder Público e Universidades é muito importante nesse processo de educação ambiental. Estamos com inúmeras ações na zona urbana e rural, e até dezembro vamos implantar o projeto Feira Livre com a coleta de lixo orgânico e seco, além do funcionamento do galpão de coleta seletiva no aterro, educação ambiental nas escolas e principalmente levando para a população a conscientização que precisamos fazer juntos o papel de manter a cidade limpa. Outro assunto em pauta será o Dia D, com foco na coleta seletiva de resíduos tecnológicos, ou seja, ações que promovam preservação ambiental e de vidas”, destacou Ronaldo.

Os acadêmicos participaram tirando dúvidas e compartilhando experiências de projetos de coleta seletiva em cidades brasileiras, com sugestões de participação dos cursos para ampliar as atividades educativas.

Dircom/PMB- 5.6.2023