Reunião avalia ações de combate aos incêndios florestais em Barreiras

Após dias de trabalho intenso no combate aos incêndios florestais que se espalharam em pontos como a Serra da Bandeira e comunidades rurais de Barreiras, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e 17º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), se reuniram para avaliar as ações de combate adotadas. Apesar de bons resultados até agora, ainda há, de acordo com os parceiros, pontos considerados ‘de alerta’, com possibilidades reais da propagação de novos focos, além dos já instalados.

Nas comunidades rurais do Sapé e Nanica, onde os incêndios chegaram a colocar em risco a população, a situação foi controlada graças à ação conjunta, porém são pontos que ainda exigem atenção. Estão sob alerta também áreas na Serra do Saco – nos limites do município de Angical -, ainda, as localidades de Cabeceira do Sucuriú, São Vicente e Boqueirão do Piri-Piri, todas na Região do Rio Branco. Atenção redobrada também para os povoados nas imediações da APA da Bacia do Rio de Janeiro e em áreas próximas ao Monumento Natural da Cachoeira do Acaba Vida, uma Unidade de Conservação Integral Municipal.

Ao falar da preocupação causada pelo incêndio na Serra da Bandeira, que por pouco não atingiu o Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, destacou a importância das parcerias no combate, além de ressaltar que agora todas as atenções se voltam para as novas áreas de incêndios. “A união entre a Prefeitura de Barreiras, Corpo de Bombeiros, Inema e produtores rurais através da Aiba, fez com que não tivéssemos consequências piores. Graças ao esforço coletivo os trabalhos estão em pleno vigor e seguirão até apagar as últimas chamas de fogo dentro do município”.

O coordenador da Unidade Regional do Inema em Barreiras, Saul Cavalcante, evidenciou o trabalho realizado para combater o uso irregular do fogo em áreas urbanas e rurais, principal causa de incêndios florestais. “Para evitar esse tipo de ocorrência, o Inema vem atuando, juntamente com a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com um trabalho de fiscalização ostensivo na região para identificar possíveis infratores”, pontuou. Já o capitão do Corpo de Bombeiros, Daniel Santana, falou sobre os fatores climáticos favoráveis à proliferação dos incêndios. “Estamos num período seco, com baixa umidade do ar e ventos muito fortes. Nesse contexto, os acidentes oriundos do uso indevido do fogo podem ganhar proporções imensas”, explicou.

Operação Florestal – Base Oeste:  Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, por meio do Corpo de Bombeiros Militar/BA, a Operação Florestal possui dois postos regionais de monitoramento aos incêndios florestais, um no Oeste e outro na Chapada Diamantina. No Oeste o trabalho conta com 70 bombeiros, seis aeronaves modelo Air Tractor, apoio logístico da Prefeitura Municipal de Barreiras com o fornecimento de alimentação, veículos e equipamentos necessários às equipes de campo. Integram as ações, brigadistas do PrevFogo/Ibama, técnicos Inema e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade que estão em campo com operações de fiscalização, campanha de conscientização e atividades de educação ambiental.

Dircom/PMB – 01.10.2021