Projeto Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha é aprovado pelo Conselho Gestor

O projeto de implantação do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha foi aprovado por unanimidade pelo seu Conselho Gestor, em reunião online realizada nesta segunda-feira (27). Este foi o último encontro do colegiado para discussão  do tema, onde os conselheiros, após análise criteriosa, considerando as diretrizes estabelecidas no Plano de Manejo do Parque, referendaram o projeto. O Conselho Gestor do Parque é um órgão colegiado de caráter consultivo, constituído por representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e  população usuária. A principal finalidade  é debater e formular diretrizes para planos, programas e projetos referentes à Unidade de Conservação Municipal em questão, bem como, fiscalizar sua execução e integrar a participação social em seu processo de gestão, visando a proteção ambiental.

A apresentação do produto final foi feita pela subsecretária Marisa Costa, com demonstração dos projetos de instalações de equipamentos urbanos e espaços de lazer integrativos,  ambientes que agregam bem estar e funcionalidade, como praças arborizadas, trilhas ecológicas e esportes náuticos no Rio Grande. Ainda, os centros gastronômicos e de comércio e serviços, espaços para eventos com anfiteatro e feiras focados na cultura local, pistas para caminhada e corrida, ciclovias, parques infantis, pista de BMX, pista do tipo “pump track”, aparelhos de ginástica ao ar livre, pistas de skate, abrigos com mesas de pic-nic dentre outros equipamentos que darão suporte à cidade e consequentemente, promoverão o aquecimento da economia, levando em consideração que todos os elementos foram pensados de forma a traduzir a identidade da cidade, respeitando sua essência e desenvolvendo uma arquitetura que  interage ao entorno da obra, melhorando a qualidade de vida da população.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, Barreiras se destaca pela localização geográfica, um dos grandes centros econômicos, turísticos e a sua proximidade com grandes áreas verdes, banhadas pelo Rio Grande, a torna um potencial ecológico em plena área central urbana, garantindo a manutenção da fauna, flora a vitalidade hídrica deste que é o mais importante marco hidrográfico da cidade. Com a requalificação deste espaço público, o mesmo terá potencial para desenvolvimento de atividades de educação ambiental, pesquisa científica, turismo ecológico, além de ofertar lazer e prática de esportes a toda população barreirense, promovendo mais qualidade de vida, o bem-estar e o conforto da população e turistas.

“Esse cenário favorece a vocação de Barreiras como um polo regional, o que deverá ampliar substancialmente a sua demanda turística e inserir o município no mapa global das cidades direcionadas aos objetivos determinados pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, levando o seu novo projeto de requalificação deste importante ambiente urbano a atingir alguns dos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente mobilizando os indicadores que garantem o alcance dos ODSs com foco nas Cidades e Comunidades Sustentáveis, Vida na Água e Vida Terrestre, transformado Barreiras uma cidade mais verde e sustentável”, explicou Demóstenes Júnior.

Sobre o Parque – O Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, Unidade de Conservação de Proteção Integral, foi criado pelo Decreto Municipal Nº 264/2020, de 13 de novembro de 2020, com área total de 44,54 ha (quarenta e quatro hectares e cinquenta e quatro ares) e com o objetivo de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. O espaço possibilitará a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza, e de turismo ecológico, ofertando o lazer e a prática de esportes a toda a população, assegurando condições de bem-estar público visando à melhoria da qualidade de vida em Barreiras.

Dircom/PMB – 29.09.2021