Projeto “Banda na Praça” retorna atividades com apresentação comemorativa ao aniversário de Barreiras

O mês de maio é especial para o município de Barreiras que comemora aniversário de emancipação no dia 26 de Maio. Integrando a programação comemorativa dos 128 anos, a Banda Municipal 26 de Maio retorna as atividades do projeto musical “Banda na Praça”, com apresentação na próxima quinta-feira (16) na Praça Padre Armindo, também conhecida como Praça da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Primavera.

O projeto iniciado em abril de 2018 levou musicalidade e manifestação cultural as praças da cidade e comunidades rurais com 40 apresentações durante o ano. O repertório preparado detalhadamente para agradar todos os públicos, apresenta flautas, saxofone, pratos, trompete, percussão e outros instrumentos, que ecoam os arranjos das músicas sacro religiosas, MPB e instrumentais, que emocionam os ouvintes.

O maestro Fábio Menezes disse que os 40 integrantes da Banda 26 de maio participam do projeto que faz parte do Programa Cultura e Arte por Toda Parte desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer através do Diretoria de Cultura. Ele ainda frisou que nessa edição comemorativa também haverá o marco inicial das Novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

“O projeto Banda na Praça nos trouxe uma experiência muito gratificante no ano passado, e conseguimos visitar povoados na zona rural e as praças de Barreiras. A emoção e interatividade do público, além do carinho com abraços e agradecimento aos músicos nos incentiva cada vez mais levar a música para as comunidades. Nessa primeira apresentação preparamos músicas religiosas marianas, para marcar o início das novenas na Igreja Perpétuo Socorro”, disse o maestro.

A secretária de educação Cátia Alencar garantiu que o projeto se estenderá até o final do ano, e mais comunidades rurais poderão assistir todo trabalho musical preparado pela Banda 26 de Maio. “O programa Cultura e Arte por toda Parte tem proporcionado o acesso às manifestações culturais, e o projeto Banda na Praça é um exemplo disso. Verdadeiramente sentimos a vibração positiva das crianças, jovens, adultos e idosos que acompanharam as apresentações, filmando e tirando fotos, veiculando nas redes sociais toda musicalidade expressiva da nossa Banda 26 de Maio. Iniciamos novamente no mês de aniversário dos 128 anos de Barreiras, e nossa meta é visitar mais comunidades rurais até o final do ano”, finalizou a secretária.