Projeto Agente Mirim do Trânsito forma primeira turma com 176 estudantes de duas escolas municipais, em Barreiras

Animação e expectativa marcaram a manhã desta quinta-feira, (1º), das 176 crianças do Ensino Fundamental I das Escolas Municipais Santa Luzia e Juarez Souza nas dependências do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), que receberam certificação de Agente Mirim de Trânsito. A atividade foi realizada pela Escolinha de Trânsito: Educação e Cidadania, que funciona através de uma parceria entre a Polícia Militar da Bahia, Prefeitura de Barreiras, Rotary e Auto Escola Camila.

Envolvidas diretamente nas atividades, as Secretarias de Segurança Cidadã e Trânsito e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer acompanharam o projeto, que formou a primeira turma de Agente Mirim. Divididos em módulos, as crianças aprenderam os conceitos teóricos e práticos para serem multiplicadores das regras de trânsito aos familiares, além de noções de como o pedestre e condutores devem agir ao trafegar pelas vias públicas, sinalização, legislação, segurança no trânsito e cidadania.

Na cerimônia de formatura, estiveram presentes o comandante do 10º BEIC, Ten. Cel. Camilo Uzêda, o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, a secretária de Educação, Gabriela Nogueira, a secretária de Assistência Social, Dicíola Baqueiro, o vereador B. I Ayres, o representante do Rotary, Aroldo Mendonça e o servidor do 10ª Ciretran, Valdecir Souza Filho. Os instrutores Cabo PM Edilene Calazans e o Subdiretor de Trânsito, Carlos Reis, receberam uma certificação pelo comprometimento ao projeto.

Os estudantes Davi de Souza Novaes e Marcely Oliveira Assis receberam o certificado de Agente Mirim, representando todos os formandos das Escolas Santa Luzia e Juarez Souza. A secretária de Educação, Gabriela Nogueira destacou a parceria com a PM Bahia e as possibilidades de aprendizado e respeito no trânsito.

“Educação não é apenas ler e escrever, mas sim todas as possibilidades de aprendizado que levamos para a vida. Esse momento de entender e praticar a educação no trânsito, tendo um comportamento urbano e aprender as regras, respeitando sempre a vida, se torna essencial. Obrigada pela parceria, parabéns aos nossos agentes mirins do trânsito e todas as escolas que fazem parte do projeto”, disse a secretária Gabriela.

O secretário de segurança Cidadã e trânsito, Júnior Sampaio afirmou que a Escolinha de Trânsito traz ganhos significativos para a educação no trânsito.

“Hoje formamos 176 agentes mirins de trânsito. Essa parceria da Prefeitura de Barreiras e Polícia Militar da Bahia, com os demais colaboradores, para que a Escolinha do Trânsito funcionasse trará muitos resultados positivos para que no futuro, tenhamos menos acidentes e sinistros em Barreiras. Nesse encerramento da 1ª turma, a gente já vê a alegria das crianças com essa capacitação e eles recebem certificados com a missão de propagar a educação no trânsito. Parabenizamos os formandos, as escolas e toda nossa equipe de Agentes de Trânsito, principalmente o subdiretor Carlos Reis, que abraçou o projeto”, finaliza o secretário Júnior Sampaio.

Dircom/PMB- 01.12.2022