Projeto “A Cor da Cultura: Ogunhê” finaliza oficinas com Roda de Capoeira

A grande Roda de Capoeira formada no solo da Praça Castro Alves, na noite desta quarta-feira, 11, marcou a culminância das oficinas do Projeto Cultural “A Cor da Pele: Ogunhê”, da Casa de Pai Ogum mantida pela Mãe de Santo Gildete de Ogum, no bairro Santa Luzia. O projeto de valorização da cultura afro-brasileira conta com o apoio da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, sendo um dos contemplados pelo Chamamento Público de Cultura – Edital 001/2019.

A coordenadora dos eventos e filha de santo Dora conta que, durante o ano, a Casa Pai Ogum realizou oficinas com aulas de dança, gastronomia e capoeira, com o propósito de desmitificar a religião e cultura afro. “Nosso trabalho envolve além da valorização do povo negro, também a conscientização sobre intolerância religiosa e abre oportunidade à comunidade conhecer os orixás, as danças, as comidas, a capoeira. Agradecemos o apoio da Prefeitura que nos oportunizou abrir as portas de nossa casa e mostrar toda beleza da cultura africana”, disse.

Concentrados, os 16 jovens na faixa etária de 08 a 16 anos, mostraram toda técnica, gingado e musicalidade no berimbau que foram transmitidos pelo Mestre de Capoeira Itamar Oliveira. Durante as oficinas, foram ministradas aulas teóricas e práticas dessa manifestação cultural que envolve luta e dança, além dos códigos de conduta, representação histórica e identidade cultural.

No evento, a subsecretária de educação Emília Moreno e o diretor de cultura, Lucas Barreto acompanharam a roda de capoeira evidenciando o contexto cultural e envolvimento da comunidade nas oficinas. “Acompanhamos todas as oficinas do projeto A Cor da Cultura: Ogunhê, e hoje finalizamos com esta roda de capoeira, que transmite toda força e luta da cultura afro. Parabenizamos os participantes, os filhos da Casa de Ogum e todos os professores das oficinas que trouxeram a criatividade, expressão e formação dos alunos, e vamos continuar nesse propósito, de valorizar sempre a nossa cultura e arte”, salientou o diretor de cultura.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo