Programa Vale Produtivo garante inserção de tecnologia para agricultores da Mantiqueira

Além de orientações técnicas sobre o plantio eles receberam sementes selecionadas de milho

Há três anos pequenos agricultores da localidade de São Vicente, na região do Rio Branco, viram a produtividade do milho cultivado em suas propriedades saltar de 35 sacas por hectare, para surpreendentes 150 sacas. Esse avanço se deu graças à parceria entre a Prefeitura de Barreiras, por meio do Programa Vale Produtivo, junto à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e à Associação Baiana do Produtores de Algodão (Abapa). A proposta busca o fortalecimento e a inserção de tecnologia na agricultura familiar, com doação de sementes selecionadas, correção do solo e acompanhamento técnico desde o plantio até a colheita.

O sucesso obtido fez com o Projeto fosse ampliado e outros cinco produtores da região da Mantiqueira, contemplados. Nesta terça-feira (7) eles participaram de uma capacitação realizada pela empresa Corteva, distribuidora das sementes, equipes da Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, Aiba e Abapa. Cada produtor recebeu as sementes selecionadas que serão cultivadas em áreas experimentais de um hectare para cada participante. Eles contarão ainda com o suporte da Secretaria que fornecerá assistência técnica, análise e correção de solo, gradagem das áreas e calagem, quando necessário. Por sua vez, as associações além de entregar as sementes doadas pelos associados, colaboram no processo de comercialização da safra.

A mesma capacitação realizada pela manhã na Mantiqueira, à tarde, foi levada para dez agricultores da comunidade de São Vicente, que já participam do projeto.  “Esta parceria tem sido sinônimo de sucesso, prova disso é que ampliamos o número de agricultores atendidos e graças a inserção de tecnologia e acompanhamento sistemáticos das áreas cultivadas, hoje é possível ver produções cada vez mais desenvolvidas e profissionalizadas, além de produtividades até então desconhecidas nestas localidades”, destaca o secretário de Agricultura de Barreiras, José Marques.

Vale Produtivo – Dividido em eixos estratégicos, o Programa Vale Produtivo já contemplou produtores de mais de 30 comunidades de Barreiras. Além do apoio ofertado dentro do Programa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura mantém, na zona rural, obras de melhoria de estradas e pontes, como forma de garantir assim o acesso de máquinas e implementos agrícolas e o escoamento da produção.

Dircom/PMB – 08.12.2021