Programa Saúde Agora amplia atendimento nos bairros de Barreiras

Para garantir agilidade nos atendimentos na rede municipal de saúde, teve início esta semana, o programa Saúde Agora com atendimento móvel na Carreta da Saúde, uma iniciativa da Prefeitura de Barreiras que tem o objetivo de levar aos moradores dos bairros da cidade, exames e serviços básicos com conforto e praticidade. Além de facilitar o acesso da população aos serviços, a proposta visa reduzir as demandas pelos atendimentos nas unidades de saúde da família.

Com uma capacidade média de atendimento de até 300 pessoas por dia, a Carreta da Saúde está equipada com aparelhos e instrumentos necessários para a realização de exames. No espaço podem ser feitos raios x, exames laboratoriais, além de eletrocardiograma, ultrassonografia e eletroencefalograma. Para fazer esses exames, é necessário um agendamento prévio com os Agentes Comunitários de Saúde em cada bairro. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

“A implantação do Programa Saúde Agora facilitará a vida das pessoas que contará com atendimentos e resultados mais rápido em exames e procedimentos, tenho certeza que essa ação proporcionará mais comodidade para os nosso povo”, destacou o Prefeito Antonio Henrique.

O primeiro bairro a receber a Carreta com o Programa Saúde Agora foi o Residencial São Francisco, nesta segunda-feira, 04. Na terça-feira, 05, foi a vez do bairro Arboreto I e II. Na próxima quarta até sexta-feira, 06, 07 e 08, a Carreta atenderá em frente à Unidade de Saúde da Família do bairro Vila Nova para atender os moradores da grande região da Santa Luzia e de bairros próximos. No sábado, 09, estará na comunidade do Rio Branco, zona rural de Barreiras.

“Nossa proposta é levar estes atendimentos a todos os bairros de Barreiras, além da zona rural, facilitando o acesso a exames e ao mesmo tempo, desafogando as unidades de saúde”, disse o secretário, Francisco Vitória. Segundo ele, um cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde, prevê atendimentos a cada mês em uma determinada região considerando a demanda das unidades e a partir dos critérios estabelecidos com a equipe do programa utilizando a Carreta da UniBrasil.