Programa Melhor em Casa reúne familiares de pacientes assistidos para estreitar laços e repassar orientações

Funcionando há quatros anos em Barreiras, o Programa Melhor em Casa oferece atendimento a 70 pacientes que apresentam impossibilidade ou dificuldade de locomoção. Nesta sexta-feira (30), a equipe responsável proporcionou um momento de integração entre as famílias assistidas, como forma de estreitar os laços e ainda, repassar informações e orientações sobre o funcionamento do Programa. O evento, que aconteceu na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, foi acompanhado pela subsecretária de saúde, Jamile Rodrigues.

Ao apresentar a equipe, detalhar os objetivos e indicações do Programa, a coordenadora Amanda Carvalho destacou a importância da participação das famílias no tratamento. “Este é o primeiro encontro que realizamos com as famílias porque sentimos, durante as visitas que existem algumas dúvidas sobre o fluxo interno do Programa, e também sobre cuidados específicos aos pacientes. Então é um momento de juntos, sanar as demandas existentes e fortalecermos a relação entre os 19 integrantes da nossa equipe e os familiares”, disse.

O Melhor em Casa conta com médicos, enfermeiros, assistente social, psicóloga, fisioterapeutas, nutricionista e auxiliares de enfermagem, que visitam os pacientes nas residências, oferecendo um tratamento humanizado. A iniciativa evita e reduz a permanência dos pacientes nos hospitais, garantindo acompanhamento seguro e com mais comodidade. O Programa garante ainda, a coleta de exames quando solicitados, além de transporte para os pacientes na realização de exames e consultas especializadas, tudo agendado previamente pela equipe responsável.

“A gente se sente amparado, na hora que a gente precisa, eles estão aí. Antes eu precisava chamar o Samu ou um transporte particular para ir até o hospital, isso sem falar nos encaminhamentos que era muito difícil ir atrás”, relata Ana Maria Passos, mãe do paciente Djheson Cerqueira, 26 anos, assistido pelo Programa. Ele possui microcefalia e paralisia múltipla e requer cuidados especiais oferecidos pela equipe do Melhor em Casa.

Localização – A unidade do Programa Melhor em Casa funciona junto à Central Integrada de Regulação (CIR) na Avenida José Bonifácio, Centro, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 14h às 17h. Os telefones para contato são (77) 3613-9260 e (77) 99902-7127.

Dircom/PMB – 30.09.2022.