Programa Idade Viva terá espaço na TV Câmara em Barreiras

Os idosos que participam do Programa Idade Viva de Barreiras vão ganhar um programa televisivo especial que será transmitido pela TV Câmara no canal 4.3, a partir de junho. A proposta da Secretaria Municipal de Saúde que coordena o programa e a equipe multidisciplinar é oferecer durante o período de quarentena, por conta da pandemia do novo coronavírus, interação e continuidade dos atendimentos, mesmo que seja de forma remota.

O projeto vai funcionar em parceria com a Câmara de Vereadores, que através da TV Câmara transmitirá uma vez por semana, o programa Idade Viva na TV, conduzido pelos colaboradores e profissionais de saúde que atendem aos idosos. Os últimos detalhes do programa foram delineados na terça-feira (19), na reunião entre a coordenadora do Idade Viva, Josele Castro, a pedagoga Lily Castilho, o chefe de gabinete da Câmara de Vereadores, Ivanildo Júnior, a assessora de comunicação da Câmara de Vereadores, Silvania Costa e o produtor da TV Câmara, Romildo Sena.

Na grade serão apresentadas diversas atividades multidisciplinares, entrevistas e até aulas de exercícios para fazer em casa. A coordenadora Josele Castro explicou que a experiência é para manter o vínculo com os participantes, e também a continuidade dos atendimentos. “Nossos idosos que são o principal grupo de risco vulnerável a desenvolver complicações pela Covid-19, precisam ficar totalmente isolados. Em muitos casos, eles sentem falta da interação social e do contato com familiares e amigos, ficando mais tristes e ansiosos. Então, mesmo com a sede fechada, queríamos manter esse vínculo, levando informações, entretenimento, alegria, além do bem-estar e a qualidade da vida ativa para todos os idosos. Dessa forma poderemos garantir a continuidade das práticas das atividades multidisciplinares, enquanto durar o afastamento”, disse Josele.

O programa piloto será transmitido na primeira semana do mês de junho, com entrevistas e dicas de profissionais sobre os cuidados na higiene e proteção contra o coronavírus. “Acreditamos que os mais de 700 idosos que participam das atividades vão adorar o Idade Viva na TV. Vamos fazer um programa leve, com novidades, dicas e muitas iniciativas para manter a saúde física e mental”, garantiu a apresentadora do programa e pedagoga Lily Castilho.